18 junho 2014

Como começar um blog literário?

Foto por Rayi Christian Wicaksono
Eu estou recebendo ultimamente muitas perguntas sobre: Como faz pra ganhar livros? > O que é blog? > Como ter um blog literário? > Como ser um blog literário de sucesso? E com todas essas perguntas que eu constantemente respondo (mesmo sem prática nenhuma), resolvi montar esse post! Lembrando que eu não me baseio em mim mesma, mas sim em pesquisas e conversas com editoras/autores/leitores. Considere esse post um guia útil e agradável de como começar com um blog!

Diferencial: O que faz com que um leitor visite o seu blog e não o blog do outro?

Que todos os blogs literários tem resenhas e tudo mais é fato... Mas se pergunte: Por que uma pessoa iria preferir ir ver uma resenha no meu e não no do outro? É o nosso ponto de partida para a dica número um! Você precisa de um diferencial no seu blog; Algo que te destaque dos demais. Seja a maneira como escreve, ou o layout, ou as colunas, ou as fotos, ou os vídeos. Pense em algo que você domine e ofereça para seus leitores.

Layout: Meus leitores irão gostar de ler as resenhas em um layout assim?

Primeiro pense no bem estar de seus leitores. Pra mim, um bom layout é o que agrade tanto ao dono do blog, quanto aos leitores... Algo pessoal, porém, profissional também. Mas há algumas restrições que devem ser analisadas, como por exemplo: Tamanho das fontes, cor das fontes, espaçamento entre letras... Tudo isso pode ajudar/atrapalhar na hora de se conquistar um leitor fiel.

Sinceridade: Ganhei o livro de parceria e não tenho coragem de criticá-lo, e agora?

Acima de tudo, a sinceridade. Não adianta fazer uma resenha "fake"... Se seus leitores seguirem sua recomendação, vão se decepcionar tanto com o livro quanto com o seu blog. Aliás, a partir do momento que um autor/editora aceita parceria com você, está ciente de que você pode NÃO gostar da obra. Uma dica válida: Resenhe com sinceridade, mas com respeito. Mostre os pontos negativos do livro de forma educada e gentil, e sempre que puder sugira como poderia ter sido, isso fará você se sentir melhor (e o autor/editora também).

Livros grátis: Fazer parceria com autor por livro grátis é válido? 

Nem pensar! No começo do blog é super normal que você faça isso, não veja de um lado oportunista isso que estou dizendo... Mas é simplesmente o fato de ficar feliz com o autor depositando confiança em você. Só que tenha cautela. Não faça milhões de parceria não, colega. Depois você fica com uma lista ENORME de livros para ler e isso vai te desgastar demais! Fora que sempre leia sinopses dos livros antes de fechar uma parceria, se você não gostou do gênero/história, não adianta nem pedir o livro, certo?

Redes sociais: Elas irão me ajudar a crescer?

Sem dúvidas! Elas que vão te ajudar a crescer, acima de tudo. Não importa se você ainda não tem muitos seguidores/leitores, desde o começo faça uma fan page (facebook), um twitter, um skoob... Isso, além da ajuda na divulgação, faz com que seu blog tenha um ar mais profissional diante os outros.

Resenha: Como que faz?

Ninguém nasce sabendo de nada, certo? E muitos leitores tem dificuldade em colocar em palavras aquilo que sentiu durante a leitura do tal livro. Eu fiz um post pra ajudar faz algum tempo, vocês podem conferir aqui: 10 dicas de como fazer uma boa resenha . Espero que ajude!

___________________________________________________________________________

Logicamente há várias outras dicas e sugestões que eu teria pra vocês, mas não quero que o post se torne massante... É basicamente isso, junte tudo, misture bem e voilà! Tenha um blog literário Espero que meu post seja útil pra vocês e tire algumas dúvidas, qualquer coisa, estou a disposição nos comentários!

Comente com o Facebook:

24 comentários ♥

  1. Adorei conteúdo desse post, já tenho meu blog literário e desejo sorte para todos que ainda vão fazer um com certeza essa dicas serão úteis.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu queria saber quando você for fazer parceria um autor(a), como você pede o livro?
    Espero que me responda haha Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Logo eu faço um post na categoria de como conseguir parceria com autores e editoras!
      Abraços <3

      Excluir
  3. Ótima dicas!
    O 'diferencial' também vale como 'criar uma identidade'. Você pode escrever de maneira mais séria, mais pessoal, mais descontraída. O importante é manter a sua identidade e do seu blog, dessa forma, quem gosta do seu estilo vai continuar voltando.

    Já parceria, eu nem penso em fazer, com o tanto de livros que tenho em minha lista, prefiro pagar pra ler o que estou a fim naquele momento, e só resenhar se eu quiser. :D

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eis a pergunta meu e-mail que sempre fazem, como conseguir seguidores e como conseguir livros grátis?
    As suas dicas são ótimas e vale muito para blogueiros literários, acho que acima de tudo, mostrar o você no blog é essencial, ser crítico e analisar sempre como visitante também, afinal, sem eles não seríamos nada, a blogsfera literária esta crescendo muito, mas as pessoas estão sendo iguais e esquecendo de ser elas mesmas...

    Adorei as dicas, beijocas fadinha fofa (=
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carol, tudo bem?
    O seu post tem ótimas dicas para quem quer começar no mundo da blogosfera. Parabéns!

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  6. Amei suas dicas, tenho um blog a pouco tempo, e estou precisando muito de dicas para blogueiras iniciantes, nossa como é díficil né? rs espero logo ter "bons leitores" não precisa serem muitos, mas gostaria de escrever para mais alguém além de mim kkkk, bjos e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol!!Adorei as suas dicas,criei até um blog para mim!!
    http://blogestantedaleitura.blogspot.com.br/
    Tomara que vocês gostem!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas !
    http://escritoahgiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amiga linda eu simplesmente adorei suas dicas.
    Achei bastante interessante tudo que você colocou, principalmente sobre como elaborar uma boa resenha. Tenho que confessar que de inicio eu tive bastante dificuldade em fazer e só com o tempo mesmo eu fui aperfeiçoando, embora eu ainda não saiba fazer uma resenha tão boa como muitos blogs por ai, mas espero conseguir chegar ao ponto certo logo logo (risos)
    Outra coisa bacana também que vc colocou e que foi um erro que cometi ano passado, é de ter feito bastante parcerias. Foi ótimo vc ter colocado isso pra quem tá começando, porque sair fazendo parceria para depois ficar atolado não rola. Eu tive até que comprar alguns dos livros pra ficar mais tranquila, se nào estaria ficando maluca agora. Enfim...Mas achei ótimo a postagem e espero que meu comentário sirva de exemplo para algumas pessoas também.

    Se cuida linda e fica com Deus
    SAUDADES DE VC NO MEU BLOG EM ?!
    SUMIU TAMBÉM!! hehehehe

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Tá vendo por que é a Queen mais queen da blogosfera? *-* Adorei o post e vai ajudar muita gente que começar a se aventurar nesse meio! Concordo com tudo o que você falou, mesmo que aqui e ali a gente ainda veja alguns blogs com muitos seguidores que não seguem uma estrutura organizada, mas ainda acho que que o que você pontuou é crucial para um bom começo!
    Muitos beijos, queen! <3

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas, tenho certeza de que vai ajudar muitos blogueiros assim como me ajudou *----*
    Realmente eu entendo que se a editora fez parceria com o blogueira é para ele ser sincero ate porque a resenha é sobre o que achou do livro, ótima dica.
    Beijos <3
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Coloquei o link errado '-
    http://isah-cerejasvoadoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas!
    Realmente quando temos que resenhar um livro, não podemos ficar com medo de crítica-lo, a resenha tem que ser realista e sincera.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  14. Suas dicas foram ótimas. Acho que podem ajudar quem está começando agora. Quando iniciei o meu blog, não tive ninguém para me dar dicas como essas, mas até que virei bem, rs


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Amei as dicas muito bem elaboradas, parabéns.
    Acho que um ponto também é não fazer um blog apenas para ganhar livros. Acho que, no princípio, temos que fazer porque gostamos e queremos levar isso ao público. :)
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Adorei o post, mt pessoas me fazem a mesma pergunta. Indicarei seu post!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  17. ótimo post. Muito bom mesmo pra iniciantes. As pessoas nunca devem criar um blog pra ser igual ao de fulano, ou pra ganhar algo, é furada, tem que fazer por amor :)

    Beijão Carol :)
    http://www.todasasluas.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a postagem super interessante .

    beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  19. Ótimas dicas.
    Meu blog já vai completar 1 anos, mas as vezes ainda bate aquela insegurança sobre eu estar ou não no caminho certo! heheheeh

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carol!

    Adorei as dicas! Meu blog está chegando aos seis meses, mas já tive outro que durou um ano e tenho experiência por isso. Sempre que alguém me pede ajuda, digo para botar a cara à tapa e ir atrás do leitor. Através de comentários em blogs, páginas do Facebook, grupos... existem mil formas de divulgar seu trabalho. Além de levá-lo a sério e enxergá-lo como qualquer editora ou autor fariam.

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas! Muito obrigada!

    Criei meu primeiro blog faz pouco tempo. Se quiser dar uma olhada:
    www.meudiariodeleitura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada pelas dicas! Irão me ajudar realmente muito já que comecei o meu a bem pouco tempo.
    https://eiilauram.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!