25 junho 2014

Como conseguir parcerias com editoras?

Foto por Sculpt
Querendo ou não, parcerias com editoras nos trazem muitas vantagens... E todo blog literário tem direito de querer também, usufruir de uma parceria bacana com uma editora que admira. Pensando em vocês, fiz uma pesquisa, conversei com editoras e vim mostrar: Como é que se consegue parceria com editoras?

Eu, particularmente, não tenho parceria com todas as editoras. Mas as que eu tenho realmente são um orgulho pra mim. O sistema de parceria deve beneficiar os dois lados, você não precisa necessariamente ganhar livros grátis... Aliás, se você quer entrar no mundo das parcerias pra isso, sugiro que pense um pouco. É legal sim receber livros, mas o mais legal ainda é ver você crescendo junto com a editora. Isso não tem preço nenhum!

• Como se inscrever?

A maioria das editoras fazem seleções durante o ano... Esse é o caso da Intrínseca, Rocco, Grupo Editoral Record, Valentina, DarkSide Books, Editora Única e assim vai. Para se inscrever você deve ficar ligado nas redes sociais das editoras. Geralmente a ficha de inscrição contém perguntas básicas como: O número de colaboradores, visitas mensais, número de seguidores, curtidores e etc (ou seja, números contam e muito). 

Eu fiz um post recentemente e dei dicas de como começar um blog literário... Essas dicas também ajudam muito na hora de preparar seu blog para a avaliação das editoras, acesse: clique aqui.

Devo ressaltar que em alguns casos, certas editoras não fazem seleções. Daí você tem que entrar em contato no e-mail de marketing e sugerir, com educação e não puxa-saquismo, a tão desejada parceria. O que pedir? Bom, simplesmente comece com: "Eu sou fulana, do blog tal e gostaria muito de uma parceria entre meu site e sua editora...". Não esqueça de sempre ser sincero.

• Recebi um "sim"... Mas como funciona?

Essa pergunta varia de editora pra editora. Cada uma tem uma política diferente... A maioria das editoras que conheço fazem o seguinte esquema: Você pode escolher tal lançamento, resenhe, e pode pedir outro. Nesses sistema você não fica devendo resenhas. Mas tem o caso dos lançamentos também, que as editoras enviam por livre e espontânea vontade. Quando você não solicita o livro, você NÃO tem obrigação de fazer resenha. 

• O que as editoras mais gostam durante a parceria?

Além do comprometimento, das resenhas e etc, tenha sempre um bom relacionamento com a editora. Proponha sorteios em parceria, faça coisas diferentes que te destaquem dos demais. Desse modo, quando houver outra seleção de parceiros da mesma editora, você ainda permanece na equipe. 

• Posso ser expulso(a) de uma parceria?

Quase nenhuma (ou nenhuma) faz isso. O que eles fazem, se você não está satisfazendo, é na próxima lista de selecionados não colocar seu blog. O que eu sugiro é que não leve isso na brincadeira! Não tem um contrato e tudo mais, mas o sistema de parceria tem de ser levado a sério. Estipule horários, monte cronogramas, seja ativo!

___________________________________________________________________________

Bom, pessoal, acho que é isso... Tem alguma dúvida? Comente que eu respondo! E é claro, não desanime se receber um não como resposta, viu? Eu já recebi tantos que até perdi a conta... O jeito é ter paciência e encarar a negação como um tipo de desafio: Vou melhorar. Mas não se esqueça de um detalhe importantíssimo: Não vale de nada mudar a identidade do seu blog só pra conseguir parceria.

Comente com o Facebook:

24 comentários ♥

  1. Oi, adorei o post! Logo quando comecei o blog algumas editoras estavam fazendo seleção para parcerias, infelizmente o meu blog tinha cerca de 20 seguidores, então achei perda de tempo participar, mas agora que meu blog cresceu pretendo firmar algumas parcerias.

    Bem, obrigada pelo post, ele é muito informativo para novos(as) blogueiros(as), assim como eu.

    Jacke Helen
    ☁️ colecaodenuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Sabe, eu tinha meu blog mais como um hobbie no começo - postava só resenhas e quando dava na telha. Não tinha fan page, twitter, nada! Quando a Intrinseca abriu a seleção de parceiros, acabei me inscrevendo só pra desencargo de consciencia e nem acompanhei mais o processo, tanto que quando recebi um e-mail do marketing de lá eu nem sabia que tinha sido selecionada! Hahahaha
    Foi uma surpresa muito boa, e isso querendo ou não me incentivou a levar o blog mais a sério. Ou seja: não são só "livros de graça" mesmo! Acabei tendo muito mais beneficios. Então digo com toda certeza que vale a pena tentar a parceria!

    Beijos
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, tudo bem?
    Já falei que é muita generosidade da sua parte fazer essas postagens com o único intuito de ajudar outros blogs? Se não falei, acabo de falar, risos..
    Estou acompanhando suas dicas e adorando todas elas.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei as dicas super úteis. Já tem um tempo que tento parceria com editoras, mas ainda não consegui. No lugar de desanimar, estou lendo mais, melhorando minhas resenhas e tentando aumentar meus números ;)
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho essas dicas super uteis, e para os blogueiros iniciantes elas são ótimas, e tem uma cosia que gostei foi quando você disse que vê o blog crescendo junto com a editora, na boa, isso não tem preço ♥
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ameiii as dicas, eu tenho um "pouco de medo" de parcerias, pelo seguinte fato de ter que Resenhar um livro que eu não gostei, ou não gostaria nem de ler, entende? mas você esclareceu bem as coisas, obrigada e vou aguardar mais dicas rs bjos ;)

    http://conceitosline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, Carol! Eu tenho um probleminha chamado esquecimento ai quando esta no período de inscrições eu simplesmente esqueço de ver quais já estão abertas e perco as datas hahahah Mas realmente é muito gostoso fazer parceria com editora. Desde que me tornei parceira das editoras única e gente eu estou mais ligadinha nos lançamentos! Beijos e tenha uma ótima quarta :D!!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, essas são dúvidas que, acho, que todos os blogueiros literários têm. Tenho certeza de que vai ajudar muitas pessoas, inclusive eu *u*
    Ainda não tenho nenhuma parceria, não faço questão mas assim que ver um formulário na rede de alguma editora, com toda certeza, vou me inscrever.
    Beijos <3
    http://isah-cerejasvoadoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Carol, ótimas dicas! Gostei de você falar sobre não mudar a identidade do seu blog, pra conseguir parceria, afinal se ele for bom, esse tipo de coisa vem até ele.
    Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas!
    Como já mencionei antes, nem penso em arranjar parceria para o meu blog, ao menos no quesito de livros. Já me falta tempo, e muito do que eu leio ou não é novo, ou é em inglês e nem saiu aqui.
    Talvez para o blog de quadrinhos, mas para isso as editoras não fazem parceria =/

    Beijos,
    Thiago - Blog Gentlegeek

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas!
    Como já mencionei antes, nem penso em arranjar parceria para o meu blog, ao menos no quesito de livros. Já me falta tempo, e muito do que eu leio ou não é novo, ou é em inglês e nem saiu aqui.
    Talvez para o blog de quadrinhos, mas para isso as editoras não fazem parceria =/

    Beijos,
    Thiago - Blog Gentlegeek

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas dicas! Eu sempre vejo blogs que tem parceria com editoras e eles apenas postam os lançamentos mensais da editora parceira e tudo o mais. Meu blog ainda n tem nenhuma editora parceira, mas quando abrir seleções, com certeza participarei! *-* Thanks

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol!!!
    Adorei as dicas, é sempre tão difícil para quem está no inicio conseguir parceria com grandes editoras... e tbm é um comprometimento tão grande quando se consegue. Estou ansiosa para as editoras abrirem as inscrições ( o que vai demorar um pouquinho né? rsrs).

    Beijos!

    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/06/resenha-musica-do-coracao.html

    ResponderExcluir
  14. RRSR ótima postagem.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vale lembrar que quanto melhor a pessoa escrever, mais chances tem de conseguir uma parceria bacana. ;)

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Realmente, tem muita gente por ai puxando saco de editora para ganhar livros, mas é bom ver que muuita gente tem comprometimento com as parcerias. Eu também não tenho parceria com toodas as editoras (não sei se algum blog tem), mas estou muito feliz e orgulhosa das parceiras ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiii,
    ótimas dicas, eu não sabia como funcionava mas adorei conhecer um pouco mais!
    eu não tenho parcerias mas quero consegui-las assim que meu numero de leitores aumentar hehe
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Otimas dicas Carol ;D Servem até pra gente que ja tem algum conhecimento de blogger :D
    Vamos torcer para que todos consigam as parcerias que desejam!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol, obrigado pelas dicas. Ainda estou montando o layout do meu blog e logo após começarei a correr atrás de alguns números para assim, depois, solicitar algumas parceiras. Sua postagem esclareceu minhas dúvidas.

    Atenciosamente, Isac Moura | blog Teens in Wonderland

    ResponderExcluir
  20. Tem gente que já criar blog pensando em parceria, não pensa em conteúdo bom para os leitos, só que saber de ganhar brindes e de fazer números, só que não é por aí, adorei as dicas, beijos :*

    http://www.todasasluas.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá! Realmente, quando crio ou participo de blogs, ou até mesmo páginas (o que faço muito) é porque gosto disso, nada por likes e se beneficiar materialmente. Mas é claro que isso é super legal, pois significa que seu trabalho é reconhecido, mas mais legal ainda é fazer tudo com o coração e sem segundas intenções e interesses.
    http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eu adorei seu blog e esse post, e eu gostaria de pedir algumas dicas pra vocês, porque eu to afim de fazer um blog, de construir algo que me faça sentir bem e que me leve a interagir com as pessoas. Eu comecei recentemente a ler e estou completamente apaixonada por livros, dai então tô muito interessada nesses assuntos e gostaria de algumas dicar de por onde começar e como manter adiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Flor, nesse post aqui eu ensino como começar um blog literário! Espero que ajude.

      Excluir

Obrigada por comentar!