27 setembro 2014

E você? Faria o quê?


No dia 14/09, a série "Vai fazer o quê" do Fantástico me emocionou. Um ator, interpretando um menino de rua, parava as pessoas na grande metrópole e fazia um grande pedido: "Tia, me dá um livro?". Antes fosse dinheiro, comida, sorvete... Ele pedia um livro! O que mais chocou de fato, foi a indiferença da nossa espécie, muitos passavam se esquivando e outros já diziam "Não tenho!". Alguns realmente paravam, levavam o menino até a livraria e inclusive liam o livro para ele. 


Segundo a própria matéria, muitas pessoas generosas não pensavam duas vezes para realizar o pedido do menino... Mas ainda sim, vendo que algumas nem olhavam e ignoravam, eu me pergunto: Onde eu me encaixo nesse mundo? Eu digo pra vocês de toda minha sinceridade, que se alguém me pedisse um livro, eu daria. Não sei se porque sou blogueira literária e de todas as formas tento incentivar a leitura, mas de verdade, eu pelo menos pararia para escutar o pedido. A questão é: Vocês fariam o quê?

Confiram a matéria:



Fonte: Globo | g1.globo.com

Comente com o Facebook:

18 comentários ♥

  1. Oi, me dá seu Em Nome Do Mal?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!

    Realmente, fiquei muito emocionada com a matéria. E fiquei muito feliz em saber que a repercussão da matéria foi tão grande que várias campanhas de doações de livros foram realizadas, incentivadas pelo quadro! Eu com certeza compraria, e com certeza leria para o garoto. Como falei lá no blog, acho que são essas pequenas atitudes que podem mudar o mundo.

    Um abraço!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A elaboração da temática desta matéria foi incrível!!! A situação era muito inusitada!!!
    Assisti e as lágrimas rolaram!
    Eu tenho total certeza que compraria o livro, mesmo se estivesse com pressa! O pedido mexeria muito comigo!!!

    Super beijos, Carol!!

    Anna

    ResponderExcluir
  4. Não havia visto! Vi agora e me emocionei bastante.
    Eu mesmo arrumaria um jeito de comprar o livro.

    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu acho esse quadro muito legal.. Há várias situações que fazem a gente parar para refletir um pouco.
    Provavelmente, se o menino me pedisse dinheiro, eu negaria.
    Se ele me pedisse comida e/ou livro, eu com certeza compraria se estivesse com dinheiro na hora. Além de ser uma grande incentivadora da literatura, sempre estive envolvida com ongs e trabalhos sociais!! :)

    Beijinhos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Venha participar do sorteio do livro "Pó de lua" autografado pela autora!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol =)

    Realmente esta matéria emociona e faz pensar.
    Como somos egoístas e mesquinhos. Concordo com você, se eu tivesse um livro em mãos ou dinheiro, eu daria sim o livro. Mas acho que o que gera certo desconforto nas pessoas, é a violência que tanto vemos na TV. A desconfiança no ser humano hoje é imensa, o que de certa forma é muito triste. Claro que tem muita gente desonesta, mas tem muita gente verdadeira e sincera, que realmente precisa de ajuda. E são estas pessoas que realmente precisam que sofrem com o descaso que é direcionada para os malandros.

    É triste =/ Mas esse quadro está dificil de mudar.
    Para isso as pessoas tem que começar a pensar diferente, abrir a mente e o coração.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, tudo bem?
    Eu não vi esse quadro no Fantástico.
    Antes de mais nada, abstraindo o pedido do menino, eu acredito que muitas pessoas não param com medo da violência que é um fato e que não tem cara nem idade, infelizmente.
    Em relação ao pedido dele: acho que o espanto se deve a não valorização do conhecimento, da educação. Hoje todos querem as informações prontas, com acesso rápido, vide as novas tecnologias. Não vejo mais crianças na biblioteca fazendo trabalho em grupo. Tem tudo no google, eles não precisam pensar.
    Triste realidade brasileira, adorei o que o Fantástico fez!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Carol a tempos não comento aqui e resolvi te visitar e fui presenteada com esse post lindo. Não tenho visto o fantástico, mas conheço o quadro. Vi o vídeo e fiquei emocionada. Realmente vc doar um pouco do seu tempo lendo para alguém que não tem acesso a cultura é inspirador e comprar um livro para um menino desse é um ato de esperança.
    Lindo, adorei!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  9. Amiga olha eu não tinha visto ainda essa matéria e acabei de assistir aqui em seu blog e simplesmente achei impressionante sabe?! Eu acho que compraria para o menino sim, mesmo que fosse um livro baratinho como ele mesmo pediu, porque as vezes realmente estamos sem dinheiro, mas também não custa nada a gente dar uma parada, escutar e perguntar o porque do interesse, pois que nem vc disse, somos blogueiras, amamos livros e acho que isso meio que faz com que a gente incentive a criança.

    Só que tipo, depende do momento também, porque se a gente não tem dinheiro como faz? Acho que pelo menos levaria ele na livraria pra dar uma olhada e tudo mais. Tirava um tempo para indicar uns livros e até mesmo pediria para as pessoas da livraria deixar o menino ler no ambiente. Pelo menos seria o minimo. Ma enfim...

    Achei legal sua postagem. Vou terminar de ver o restante do video aqui, porque assisti até a metade e fiquei horrizada como o povo n parava pra falar com ele...tadinho ! heehe


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não cheguei a ver essa matéria, mas tinha ouvido falar muito nela durante a semana! Eu já presenciei uma cena destas no shopping e fico muito triste com a falta de compaixão que as pessoas tem. O que custa dar um livro? No máximo um pouco de dinheiro e isso é muito menos do que ver a felicidade de uma criança ao ganhar, não só o objeto, mas carinho. Acho incrível ver o pessoal reclamando da educação no país sendo que não consegue fazer melhor nem para dar um material que proporciona conhecimento a uma criança que não tem condições de comprar. Beijos e tenha uma ótima semana!!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    não serei hipócrita e diria que daria, na verdade não faço ideia, acho que vai depender do meu estado de espirito e de achar que estavam me enganando ou se era sério, senão eu daria com certeza.

    adorei!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante! Passei só para comentar e vou assistir o vídeo. Na verdade eu não sei o que faria. Pararia para ouvir o menino, ma sinfelizmente não lhe poderia dar um livro pois nem para mim tenho (já não compro livros à 3 meses :S).

    Aproveito para dar uma notícia também. Este ano decidi organizar um amigo secreto literário no meu blog e adorava que participasse. É só ir no blog e ver o mais recente post que lá está tudo explicadinho.

    Beijo, Jessie
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  13. Olá. Peço licença para convida-la para conhecer minha loja de bijuterias mágicas, inspiradas no encanto das fadas e natureza. São peças únicas e feitas a mão.
    Visiste: http://www.emporiohf.br.vu/
    Facebook: https://www.facebook.com/emporiohyvaafairy

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Quem poderia imaginar que ele pediria de fato um livro! Não assisto mais televisão desde que não tenho tempo SHASHASU por isso não conheço esse quadro novo do Fantástico... Parece super bacana :OO
    Hey, você sabia que eu escrevi um livro? Chama-se "O homem que odiava o mundo" e vai ser lançado em novembro e eu adoraria vê-lo resenhado no seu blog *-* se tiver interesse em fazer parceria comigo (enquanto autora), é só visitar o blog do livro e visitar as páginas para saber como. Após o lançamento responderei à todos que desejam fazer parceria comigo. Abraços!
    Link do blog: http://ohomemqueodiavaomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu não vejo muito tv, eu havia visto falando algo sobre na internet, achei muito bacana o que fizeram, um livro é um livro não? Concordo com você, acho que eu também daria um livro, não sei se pelo fato de também ser uma apaixonada pela leitura, mas acho que é algo que realmente devemos investir...

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Quase chorei olhando esse Vídeo!
    Costumo assistir esse Quadro mas nesse dia eu não olhei, então quando vi a sua postagem fiquei pensanso ´´Como Assim!?``, mas ao assistir me emocionei muito!
    E acredito que seja impossível não parar para refletir sobre como o mundo está hoje em dia, em como as pessoas ignoram aqueles que necessitam de uma ajuda!
    Triste Realidade!
    Beijos e até!
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. FeériCah! <3 Eu não vi a notícia no domingo que ela foi transmitida, mas vi a comoção no twitter que ela provocou e na segunda de manhã pude ver a matéria! É muito linda mesmo, e saber que foi inspirada numa história real que virou livro mais tarde enche o meu coração de esperança! Ótima postagem! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Não só faria como faço, sempre que posso comida é uma das coisas que não me nego a dar a ninguém, acho que acharia estranho um pedido como esse vindo de alguém em uma situação como essa mas com certeza eu compraria um livro para ele também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!