05 outubro 2014

Dica de livro: A 5ª Onda - Rick Yancey

A 5ª Onda



A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento (+compre)
Páginas: 368
Ano de Lançamento: 2013
Adicione: SKOOB
 

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Como começar a falar de uma distopia que superou minhas expectativas e foi o melhor livro lido do ano? A tarefa é complicada, mas como fadas não desistem, vou tentar contar pra vocês porque esse livro é o "the best". A 5ª Onda, lançada pela Editora Fundamento, é um livro sobre invasão alienígena... Vocês devem estar se (ou me) perguntando o que o faz tão diferente com um tema tão reciclado, certo? O fato é que Rick Yancey é o cara! A criatura soube conduzir a obra tão bem, de uma forma tão real, que ao mesmo tempo em que ela era imprevisível, também era surpreendente! Eu mergulhei em um livro no qual mal sabia do que se tratava e encontrei, em meios às páginas, uma história de arrepiar.
"A 1ª Onda: Apagam-se as luzes.
A 2ª Onda: Começa a arrebentação.
A 3ª Onda: Pestilência.
A 4ª Onda: Silenciador."
Se você está imaginando monstrinhos verdes e chifrudos apontando armas de laser e super poderes, você está perdidamente enganado. A invasão que nos é apresentada aqui, é completamente arquitetada... Ninguém sabe como eles são e de onde vieram, mas conseguem ver a nave gigante pairando sobre o céu. A primeira coisa a acontecer (ou, como é chamada, A 1ª Onda) é um tremendo blackout no mundo inteiro. Toda a energia existente parou de funcionar e isso, muitos sabiam, era só o aviso inicial. A segunda coisa (A 2ª Onda) foram os enormes tsunamis que varreram cidades litorâneas, matando milhões de pessoas e deixando muitos sem nada, para que então, depois disso tudo, presenciassem a terceira coisa a acontecer. A 3ª Onda foi a peste; O vírus mortal atingiu cerca de 97% da população, dos quais a maioria morreu tossindo o próprio sangue. A quarta coisa a acontecer (A 4ª Onda) foi o surgimento dos Silenciadores. Os Outros (que são como as pessoas chamam os alienígenas) invadiram mentes humanas e tinham apenas uma missão: Destruir qualquer um, destruir todos. E a quinta coisa a acontecer, A 5ª Onda, é o que vamos descobrir.
"É impossível ter certeza, mas aposto que os Outros sabiam dos alienígenas que imaginávamos. E aposto que eles acharam tudo muito engraçado. Eles devem estar rolando os traseiros no chão de tanto rir. [...]"
Nós então somos apresentados à narrativa de Cassie, uma menina de 15 anos, sozinha em um mundo que já não conhece mais. Ela carrega uma M16, uma mochila, um ursinho e uma promessa: Resgatar o irmão - Sammy -, cujo mesmo foi levado por "superiores do governo". Cassie, não Cassie de Cassandra ou Cassie de Cassidy, mas Cassie de Casiopéia, luta dia após dia para sobreviver em meio a um mundo deserto e perigoso. Raramente ela encontra alguém, e quando encontra, seu instinto é correr ou matar. Tinha vezes em que Cassie até se perguntava se ela era a única sobrevivente, se ela era A Humanidade.
"Acho que poderia dizer que estou louca, já que há uma única pessoa com quem posso me comparar: eu mesma. Não quem sou agora, tremendo em uma barraca embrenhada na floresta, apavorada demais até para pôr a cabeça para fora do saco de dormir. Não essa Cassie. Não. Estou falando da Cassie que eu era antes da Chegada, antes de os Outros colocarem seus traseiros alienígenas em órbita alta."
Os capítulos são narrados ora por Cassie, ora por Ben Parish; Um garoto que estudava na classe de Cassie antes de a Chegada e que agora treina para fazer parte da última resistência contra os Outros no Campo Abrigo. Até onde Ben sabe, ou Zumbi, como o chamam no Campo, ele está sendo treinado para matar os alienígenas e trazer esperança para o mundo. Mas a partir de A 4ª Onda, nós nunca, nunca vamos saber em quem confiar. E às vezes, fazemos as escolhas erradas... Quando nos damos conta, pode ser tarde demais.

Visivelmente conseguimos detectar a genialidade do autor em narrar como a invasão foi feita. Usando a tecnologia e a ficção científica, Rick Yancey me convenceu de que isso poderia acontecer. A Cassie é uma personagem de personalidade forte, cativando o leitor... Sammy, irmão de Cassie, com sua inocência e Ben Parish, com sua bravura, também são personagens impossíveis de não se apegar. Até aparecer Evan Walker, um Silenciador, que poupa a vida de Cassie, cuida dela e se apaixona pela mesma. O que Cassie não sabe é se deve confiar nele, por mais humano que pareça, ele possui habilidades que deixam certas dúvidas. Habilidades que um humano normal não teria.
"É estranho. Quando ele me abraçou, eu me senti segura. Quando me beijou, perdi-me nele. É como se houvesse dois Evans. Há o Evan que conheço e o Evan que não conheço. Evan, o garoto de fazenda com mãos macias que me acaricia até eu ronronar como um gato. Evan, o embusteiro que é o matador insensível que atirou em mim."
É bem provável que essa resenha esteja gigante, mas deixa eu contar um segredo pra vocês: Eu não consegui contar nem metade do que eu queria. É sério! São tantas coisas malucas e surpreendentes que eu gostaria que vocês soubessem... Mas acho que vou parar por aqui, um bom leitor é movido por curiosidade. A 5ª Onda tem todos os elementos necessários para que o leitor seja cativado completamente e não largue o livro, de 400 páginas, até terminar. Eu, no começo, duvidei que uma distopia envolvendo alienígenas fosse realmente algo que "prestasse"... E eu não poderia estar mais enganada!

A 5ª Onda é esse tipo de livro que por mais que você escreva mil linhas, nunca vai conseguir demonstrar o quanto gostou. É o meu caso no momento. Só tenho um recado simples, que vai resumir tudo o que eu disse: Leiam! O final é de tirar o fôlego e de querer, ansiosamente, a continuação. O segundo livro, intitulado de O Mar Infinito, vai ser lançado pela Editora Fundamento ainda este ano. Enquanto isso: Apreciem essa obra-prima de ficção científica. Leiam A 5ª Onda sem medo de se decepcionar.

"[...] Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter vivo era encontrando um motivo para viver. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer." (pag. 228)

Comente com o Facebook:

17 comentários ♥

  1. Ain, I FUCKING HAVE to ler isso <3

    ResponderExcluir
  2. Fiquei morrendo de vontade de ler o livro! Já foi pra minha wishlist. =)

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
  3. FeériCah! <3 Eu peguei há um tempo o livreto com o primeiro capítulo desse livro e fui ler, mas confesso que não entendi lufas. Aí acabei não me interessando pela obra, só que agora com a sua resenha linda eu preciso resgatar aquele primeiro capítulo e dar uma nova chance a ele! *-* Muito obrigada pela dica, queen! Agora é só aguardar o filme e esperar que seja tão legal quanto o livro! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  4. É triste quando a gente não consegue expressar toda a magnitude de um livro em uma resenha, né? Mas acho que tu fez um ótimo trabalho! Confesso que não sou grande leitora de distopias, principalmente envolvendo alienígenas, mas a tua resenha me deixou mui-to interessada nessa leitura! Realmente parece aquele tipo de livro que tu começa e não consegue parar até terminar de ler. Muito obrigada pela dica!

    Beijos,
    http://rockmyshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OMG! Já quero ler esse livro! você falou tão bem que deu vontade de sair para comprar agora mesmo.
    Amo distopia e você falou que foi o melhor livro que leu esse ano ♥♥
    Obg pela indicação
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. E a curiosidade, como fica? rsrsrs
    Já quero ler o/

    E ótima resenha. Um abraço!
    http://blogvagandoedivagando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol!
    Adorei a resenha, deu pra sentir a sua empolgação com o livro!
    Distopia e sci-fi, achei bem interessante! Fiquei curiosa e com certeza leria! =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol =)

    Este livro é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!! Perfeito, eletrizante!
    Li ano passado, e me surpreendi com esta leitura que ser tornou uma das minhas favoritas, e no quesito distopia, a mais top. Concordo com você, por mais que tentemos falar o quanto o livro é bom, somente lendo para entender. Poderíamos resumir em uma palavra: leia! kkkk

    ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, como vai?
    Adorei a resenha de hoje.. Não conhecia o livro e apesar de não ser grande fã de invasões alienígenas, fiquei curiosa para conferir os dotes do autor, já que para você, a história foi conduzida muito bem. Espero poder conferir a obra em breve <3
    Beijos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  10. Carol, não sei nem o que faalr ddesta resenha maravilhosa. Ganhei a 5 onde no TC de um blog e estou com ele aqui para ler e sinceramente só não comei ainda por falta de tempo mas depois dessa sua resenha meu forninho caiu. O livro é aparentemente surpreendente. Espero ler logo.
    Por falar na quinta onda, estou muito ansioso para o filme e espero não ser uma decepção.
    Abraços
    Italo T.
    www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oieee, primeira vez em seu blog!
    Seguindo *-*

    Estou louca pra ler esse livro, é um dos livros planejados pra este mês e eu o desejava há muito tempo hahahaha
    Com sua resenha, estou tentada a pega-lo agora mesmo, uau!! :D

    Amo alienígenas, apocalipse, e essas coisas todas .. acredito que vou amar o livro tanto quanto você, ainda mais ele sendo retratado de uma forma tão realista! Também gostei muito do fato de ser narrado por mais de um personagem, isso me atrai em livros!

    Enfim, preciso mesmo ler ele logo...E já estou louca pelo filme também, que tem que fazer jus ao livro né please

    Beijo, adorei o blog, visitarei sempre!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aiii Carol não faz isso comigo não! Eu não conhecia o livro, mas me peguei desejando ele ao final da sua resenha. Confesso que nunca desconsiderei a possibilidade de uma invasão alienígena e acho que ler esse livro poderia não só me trazer essa sensação de "the best" que você sentiu como também me ajudar a me preparar caso essa invasão aconteça hahah - Desculpa a piadinha sem graça, mas não resisti.- Sem dúvidas ele está na minha lista! Beijos e tenha um ótima quinta! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol,
    Então confesso que ao iniciar a sua resenha fiquei com medo porque não sou fã de histórias alienigenas a maioria me decepciona tirando Independence Day que amei...mas adoro distopias e ao prosseguir a leitura de sua resenha devo dizer que fiquei curiosa sim, porque parece que o autor soube realmente levar o leitor a um mundo catastrófico com várias questões a serem respondida.s OK entrou para minha lista...rsrs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Heey !

    Tenho loucura de ler esse livro, é incrível o enredo e sempre fico ainda mais eufórica sempre que leio uma boa resenha sobre ele. Sei que vai ter o filme e quero ler antes disso, mas o livro está sempre caro demais. Ele está nos meus planos há sécuuuuulos. Nem a Bienal conseguiu diminuir o preço. Espero comprar ele logo antes do lançamento do segundo livro !

    Bjoos Miih ><


    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol. Nossa o que é isso hein. Fiquei sem fôlego só de ler a resenha, imagina quando ler o livro em si! Já estou dando pulinhos de tanta vontade de devorar ele. Já está super anotado na minha listinha de indicações! :D Bjoks da Gica.


    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Quando esse livro saiu cá em Portugal eu fiquei mega curiosa, mas entretanto começaram a sair por cá várias críticas negativas e a minha vontade sumiu um pouco. Mas após a sua resenha, fiquei com imensa vontade de novo :)
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  17. Vi ele ontem na livraria Cultura e ele estava com o titulo de melhor livro dos últimos tempos, não entendi, depois dessa resenha, vou até voltar lá e comprar meu exemplar! Beijos.

    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!