29 outubro 2014

Dica de livro: Enquanto Eu Te Esquecia - Jennie Shortridge

Enquanto eu te esquecia



Enquanto Eu Te Esquecia
Autor: Jennie Shortridge
Editora: Única  (+compre)
Páginas: 384
Ano de Lançamento: 2014
Adicione: SKOOB
 

Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente.
Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?
Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.

Eu pesquisei algumas resenhas e conclui que minha opinião foi uma das únicas diferentes sobre Enquanto Eu Te Esquecia. O livro tem uma premissa tranquila e agradável, uma história com um tema meio batido, mas prometendo ser contada de uma maneira completamente diferente pelas mãos de Jennie Shortridge. Infelizmente o livro não me agradou, mas não me decepcionei completamente.

Somos apresentadas a Lucie Walker, uma mulher encontrada na Baía de São Francisco sem saber quem era, de onde veio e por que foi parar ali. Dá pra imaginar a loucura? Mas em outro lugar, seu noivo Grady, espalha cartazes e coloca nos noticiários do rosto de Lucie. E depois de uma busca exaustante, Grady finalmente sabe onde ela está. Lucie foi enviada para uma clínica até seu noivo ir buscá-la, mas nada é tão fácil quanto parece... Já que a mesma não o reconhece mais.
"Só que ela não conseguia dizer quem era, de onde vinha, ou como tinha ido parar na água. Tinha uma leve impressão de já ter estado em São Francisco antes, em alguma fase da vida, mas a informação parecia obscura e com acesso interditado, como se pertencesse a um passado distante."
Lucie foi diagnosticada com fuga dissociativa, um distúrbio muito raro. O médico disse que as chances de que a memória volte é de 90%, mas para isso, ela precisa estar em contato com tudo o que remetia ao seu passado... Por isso volta para casa com Grady. Mas é complicado para ambos, já que a antiga Lucie era uma mulher arrogante, fina e com um passado devastador. A nova Lucie parece caridosa, amiga e não faz ideia de nada.

Com o passar do tempo, Lucie busca as respostas para as perguntas que surgem dia após dia e descobre uma tia, há muito tempo ignorada, a tia Helen. Com a ajuda de Helen e de Grady, Lucie tenta recuperar a memória, ser novamente aceita pelo seu noivo, se adaptar a tudo e acima de tudo, descobrir seu passado, do qual sabe que há muita coisa escondida.
"Era a hora. Faria Helen contar tudo ou ameaçaria nunca mais vê-la, pensou, batendo a porta do carro e caminhando até o prédio."
Uma coisa que me deixou extremamente irritada no livro foi o quanto ele é massante. Demorei duas semanas para ler, mas me pareceram séculos. Eu sempre esperava algo angustiante ou emocionante, mas Jennie conduziu a história mecânica demais... O lado positivo é que os personagens foram um ponto forte em todo o enredo, suas personalidades ficaram extremamente expostas, ajudando assim no entendimento dos sentimentos de cada um. Os capítulos são alternados entre Lucie, Grady e Helen, sendo na maioria das vezes curtos. A linguagem de Jennie é simples, mas bem objetiva. É um livro que emociona, mas não comove, entende? De qualquer modo, convido meus leitores a lerem Enquanto Eu Te Esquecia, tirarem suas próprias conclusões e virem me contar. Afinal, muita gente amou o livro e não posso deixar de creditar a autora pela história brilhante. 

"E essa era a pior parte de tudo aquilo. Ela não sabia quem ela conhecia, ou se conhecia alguém. Não sabia se alguém a amava, contava com ela, ou sentia sua falta." (pag. 15)

Comente com o Facebook:

8 comentários ♥

  1. Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a história interessante. Será que essa doença existe de verdade? Bizarro!

    Mas acho que depois da sua resenha eu não leria o livro, odeio livros massantes e essa impressão de estar lendo o livro há um século é de matar!
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey Carol, tudo joia?
    Mulher, adorei sua resenha, eu estava precisando, nossa fiquei decepcionada com o desenvolver do livro :/

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cáh sua linda <3
    Como vai?
    O livro não havia me chamado tanta a atenção quando vi a capa, pensei que era algo adolescente sabe? Mas a protagonista já tem seus 40 anos. 'o' Fiquei bastante surpresa com isso, pra falar a verdade. Fui procurar a capa original e realmente passa algo mais sombrio, até parece com a capa de um livro aí sobrenatural lançado pela Intrínseca. Enfim, fiquei bastante interessada pelo enredo do livro.
    Gostei de sua resenha.
    Espero ter oportunidade de lê-lo!
    Cantinho da Bruna


    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Tinha uma boa expectativa com este livro e ver sua análise crítica, me desanimou a encarar a leitura. Não é que não irei ler, mas talvez adie. Estou querendo histórias que me envolvam, conquiste minhas emoções de forma intensa!
    Beijos,
    Anna

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol! <3

    Eu recebi este livro da editora e comecei a lê-lo cheia de expectativas. Não saí da página 50! Não aguentava mais ler e não encontrar nada, não acontecer nada! Exatamente como você disse: ele é maçante! Por fim, mandei para a Amanda, resenhista do blog, e ela leu o livro inteiro. Ela gostou mais do que eu mas, quando me contou o final, fiquei feliz por não ter lido. Realmente, não acrescenta nada.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito bem desse livro e sempre foram opiniões extremamente positivas. Confesso que vontade de ler ele eu nunca tive, mas senti uma pontadinha de tristeza por você ter dito que não gostou muito. Parece ser uma história meio sem graça. Enquanto eu achei que o fato de ela estar perdida e sem saber o que foi fazer ali seria um mistério no decorrer da sua resenha deu para perceber que não é nada disso e eu fiquei desapontada. Mas, se por acaso surgir a oportunidade, vou dar uma lida e tirar as minhas próprias conclusões sim. Beijos e tenha uma ótima quinta! :)
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha lido a sinopse desse livro e visto algumas resenhas sobre. tenho que dizer que fiquei muito, mas muito interessada de iniciar essa leitura. Gosto muito desses livros mais "problematicos"/"instigantes" sabe? Mas sua resenha me freeou um pouco, principalmente pela parte "história mecânica"; ainda que me tenha dado ainda mais curiosidade de le-lo para tirar minhas próprias conclusões. Assim que lê-lo, passo aqui para comentar mais!

    xx, Julie

    feitasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Carol!
    Nunca vi esse livro antes, tenho que admitir, com toda a sinceridade, que não me chamou nenhuma atenção de verdade, só a premissa que assim, me chamou um pouco só pelo tema saba, mas depois de ver suas considerações...

    Beijocas;
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!