24 outubro 2014

Dica de livro: Extraordinário - R. J Palacio



Extraordinário
Autor: R.J Palacio 
Editora: Intrínseca (+compre)
Páginas: 320
Ano de Lançamento: 2013
Adicione: SKOOB
 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

O livro Extraordinário deveria ser dividido em três categorias básicas. Primeira: aquele que compramos, lemos, gostamos e devolvemos para a estante. Segunda: aquele que lemos e indicamos aos amigos. E por fim, terceira: aquele que muda completamente a nossa vida. A categoria três se encaixa perfeitamente! Sim, Extraordinário mudou a minha vida!
"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim, me enxerga dessa forma."
August nunca frequentou a escola, calma, vou explicar. O pequeno Auggie nasceu com uma deformidade facial, síndrome genética, a qual nem os médicos sabiam explicar ao certo o que realmente era. Visando o bem de Auggie, seus pais decidiram que o mesmo teria aulas em casa, e que a mãe seria a professora. Mas o menino precisava de amigos, precisava sair do casulo em que vivia. Precisava de uma escola de verdade, e escola de verdade significava: estranhos, olhares e... julgamentos.
"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós."
E ele encara o desafio de ir á escola com tanta coragem!! Encara o fato das pessoas mudarem de mesa na hora do almoço, de falarem que ele é "a praga" (chorei tanto com isso! ô maldade), encara o fato de estar no quinto ano e estudar com crianças tão cruéis. Mas ele também aprende que quando se faz amigos, a amizade verdadeira é a que fala mais alto, e as consequências são as mais lindas possíveis! (Juro pra vocês, estou escrevendo isso, e ficando arrepiada)
"Seus feitos são seus monumentos."
Um livro profundamente tocante, lindo e inspirador (logo, logo poderemos assistir nas telinhas do cinema!!!). Digo mais, é um livro que todos deviam ler. Deveria ser leitura obrigatória. É extraordinariamente extraordinário. É difícil conseguir explicar tudo que senti ao terminar a leitura. Simplesmente não queria terminar de ler. Queria abraçar o Auggie e falar: garoto, você é o "cara". Palacio conseguiu abordar um tema que é um grande tabu, o preconceito, e ainda, contado através de um ponto de vista infantil.
" O primeiro dia depois do feriado foi chuvoso e nojento. Um dia enlameado. Também era assim que me sentia por dentro."
Extraordinário é um livro que arrepia, que nos mostra o quão importante é um aperto de mão, um toque, um gesto, um abraço e no quanto essas simples ações podem mudar a vida de alguém. Com quantos Auggie você já trombou? Quantas pessoas já julgamos pela "cara"? Este livro é um convite para fecharmos os olhos de tudo que parece ser diferente e então, abrirmos nosso coração e acolher tais diferenças, de um modo mais humano. É um pedido: STOP BULLYING!

"Acho que deveria haver uma regra que determinasse que todas as pessoas tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida." (pag. 237)

Comente com o Facebook:

20 comentários ♥

  1. Oi Laís, tudo bem?
    Eu já li extraordinário e amei! Esse livro é incrível, é realmente extraordinário.
    Eu gostei demais o August, ele é um menino incrível e que apesar do problema que tem e do preconceito que sofre não é daquele tipo de pessoa que vive reclamando da vida e de tudo, ele é um menino muito forte.
    Gostei muito do fato do livro ter sido narrado sob vários pontos de vistas, assim sabemos, como as pessoas se sentem ao ver o Auggie, e como a família dele se sente.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Laís.
    Eu sou louca para ler esse livro, imagino o quão maravilhoso ele deve ser por tudo que as pessoas falam. Tenho certeza que vou chorar horrores, então vou deixar para ler em um final de semana em casa, porque borrar a maquiagem indo trabalhar não da, né? kkkk
    Beijos

    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Extraordinário é um livro fofo de mais! Eu quase derreti de tanto amor pelo Auggie! hahahah Acredito que deveria ser uma leitura obrigatória também, sem dúvidas nos ensina uma lição super valiosa e bonita. Beijos e tenha uma ótima semana!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  4. Ah, esse livro é um amor. Um dos mais lindos que já li ♥ E vai virar FILMEEEEEEEE. Ansiosa *-*

    www.eduardalins.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Lais, como vai? Espero que bem. Adorei este livro e concordo com toda a sua resenha, devemos dizer: stop bullying. O livro Extraordinário, é realmente um livro extraordinário. Me marcou de uma forma única e com certeza nunca irei esquecer a forma como ele é capaz de mudar nossos pensamentos. O August é uma inspiração para mim, e mais triste é ver que existe histórias reais sobre preconceito com as crianças, adolescentes ou adultos que tem este tipo de problema, isso é lamentável demais. E este livro é maravilhoso para refletir sobre isto.
    Adorei a sua resenha amore, parabéns.
    Sucesso e um grande abraço.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu adorei a resenha. Estou interessada nesse livro desde que participei de um tour da intrínseca na minha cidade, infelizmente ai não li por que acho que deve ser o tipo de livro para se saborear com calma e com o vestibular "bem-ai-socorro" impossibilita.

    xx, Julie
    feitasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amiga já tem um tempo que eu tenho esse livro em minha estante, mas eu tenho o da capa antiga...vermelha e branca. Estou querendo até comprar o exemplar novo para poder ler, porque eu estou bastante interessada em ler por conta do filme mesmo. Vou ver se leio no fim do ano quando eu tiver de férias, porque quero descansar um pouco a cabeça das resenhas e tudo mais (Risos)
    Mas olha, por tudo que vc falou na resenha, fiquei bastante interessada e espero gostar bastante do livro, porque de começo ainda tinha um receio de ler e não gostar, mas uma coisa que me chamou atenção foi sua diagramação que é linda. Enfim...Fico feliz que tenha gostado do livro, porque isso é muito bom =]]

    Se cuida amiga

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. cara esse livro é encantador, chorei e tudo lendo.
    definitivamente é um livro pra recomendar <3

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. É maravilhoso quando um livro nos toca tão profundamente, com esse poder de perturbar nossas emoções!
    Beijos,

    Anna
    http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já vi algumas premissas e devo admitir que é um dos próximos que irei comprar, estou ansioso depois de uma resenha dessas, adorei de verdade Laís.

    Beijocas.
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ei Lais, adorei a resenha.
    Eu acho que também me encaixo na terceira categoria, pois o livro me fez rever alguns conceitos e mudar minha visão sobre zoar a deficiência de uma pessoa. Não que eu fazia isto, mas você entendeu...

    Bjs
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Lali, tudo bom?
    Adorei a resenha de hoje.. Todo mundo fala maravilhas da obra e acredito que com razão.
    Ele com certeza se encaixa na terceira categoria.
    Fico feliz que em breve poderemos acompanhar a trajetória de August também nos cinemas :D
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Sorteio de "As Sete Irmãs", de Lucinda Riley, no blog.

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, esse livro ♥
    Amei a resenha...Antes de comprar li umas que falavam um pouco mal do livro, mas eu achei ele apaixonante, sem contar que lançou dois novos sobre ele.
    Beijos
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse livro já foi lançado cá em Portugal faz muito tempo, mas a capa era completamente diferente e então eu não sabia. Mas ele agora foi relançado com essa capa e então foi que eu fiquei sabendo. Eu pretendo ler :)
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. Ola. Eu já li este livro e se tornou meu favorito, eu fiquei encantada com a história de August Pullman, eu nunca havia lido um livro que me fizesse refletir tanto no meu dia a dia, na minha vida inteira.
    As vezes eu mesma não dou valor a vida que tenho e August Pullman mostra ser feliz da maneira mais simples.
    O livro em si é extraordinário

    ResponderExcluir
  16. Oi Laís tudo bem??

    Aii esse livro é muito muito lindo e maravilhoso. Eu amei!! Senti muita dó do August em alguns momentos mas depois senti o oposto, ele é um personagem forte mesmo sofrendo muito, encontra nas coisas boas a força pra ser feliz, sendo ele mesmo! Ele é um personagem bem construído e nos inspira a não julgar os outros! Amei o livro, foi uma das melhores leituras do gênero que já fiz. Guardarei para sempre <3

    Adorei a resenha! Descreveu tudo o que senti!

    Beijos!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Definição desse livro: PERFEIÇÃO E ACHO SINCERAMENTE QUE TODO MUNDO MERECE LÊ-LO *---* <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Esse llivro é lindíssimo <3
    parabens pela resenha. Beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha e também já li Extraordinário (inclusive resenhei no meu blog), realmente este livro é uma lição de vida, confirmou para mim como o bullying (por uma coisa que você não tem culpa, já que nasceu assim!!) pode mudar completamente a vida de uma pessoa e como o apoio dos familiares é FUNDAMENTAL.
    Amei a resenha ,Beijos
    Cantinho da Bruna


    ResponderExcluir
  20. Olá! Adorei a sua resenha, acho que ela conseguiu expressar tudo que senti com Extraordinário. Eu ganhei ele no Natal passado e até hoje não consegui colocar no papel o que aquele livro me fez sentir. Eu só consigo pensar: LEIAM ESSE LIVRO, LEIAM, LEIAM. É tão bonito e incrível e todos os adjetivos bons que existem em todas as línguas. Auggie e todos nesse livro são de alguma forma Extraordinário.
    P.s.: Você viu que lançaram o livro de Preceitos do sr. Browne? Estou louca para tê-lo em mãos.

    Beijos, Isa

    http://portras-daslinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!