25 novembro 2014

Namore uma garota que lê (Date a Girl Who Reads)



Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos.

Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criado pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro.

Compre para ela outra xícara de café.

Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gostaria de ser a Alice.

É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, E. E. Cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade, mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa.

É que ela tem que arriscar, de alguma forma.

Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim. E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois.

Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem.

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até porque, durante algum tempo, são mesmo.

Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype.

Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas.

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.

Versão original em inglês: Date a Girl Who Reads por Rosemarie Urquico

Comente com o Facebook:

22 comentários ♥

  1. Adorei o texto Carol! Muito lindo e verdadeiro! haha Dia desses (Mentira, faz meses, mas tudo bem) eu vi em um site um texto sobre namorar garotas que leem. É lógico que não era tão fofinho quanto esse, afinal o texto estava mais para uma pesquisa, na minha opinião (E acho que era uma pesquisa mesmo...). Lá dizia que as garotas que leem se apaixonam mais e sabem que tipo de amor elas se entregam mais, pois já vivenciaram todo quanto é tipo de histórias de amor. Dizia também que as garotas que leem conversam e discutem melhor porque elas tem os argumentos na ponta da língua. Eu acho esse assunto super interessante porque, de certa forma, nós já vivenciamos situações extraordinárias só com a leitura. É bom destacar também o fato da garota que lê ser mais determinada, pois, afinal de contas, a gente também já lutou com dragões e cavaleiros, não é mesmo? ;) Acho que ler é a melhor coisa do mundo! Toda vez que eu pego um livro meu coração da saltinhos de felicidade e curiosidade para saber que história o aguarda. Sem dúvidas eu me sinto melhor lendo do que tomando sorvete (Você é a primeira pessoa que vai ficar sabendo disso porque, pode acreditar, a coisa mais difícil do mundo é eu admitir que existe algo melhor do que sorvete! hahahah). Enfim, ler é como uma vida nova. Toda vez que você pega um livro você esta nascendo de novo e toda vez que você acaba também, pois os livros nos mudam a gente percebendo ou não. Ai só de falar em livros eu já me sinto mais feliz! hahahah Beijos e tenha uma ótima semana!!! :D
    http://maluquice-de-garota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol, tudo bem?
    Vim conhecer seu site e me deparo com este texto lindo, nem preciso dizer que adorei né?! rs
    O melhor pra mim é conhecer todas as referências a livros que há nele. Muito bacana mesmo, parabéns!!!
    Bjus do MAGI'S
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol. Amei. Simplesmente amei... não tenho nem palavras para descrever o quão lindo é esse texto. <3 Obrigada por isso! :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que texto P-E-R-F-E-I-T-O, me senti tão eu em várias partes dele. "Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade, mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito"
    Acho que todo mundo deveria ler esse texto.
    Beijinhos
    http://radioactivebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Caaarol, que texto mais LINDO! Amei, amei, amei e quase chorei lendo hehe. Muito obrigada por trazer esse momento para o meu dia, e já estou enviando o link para o meu namorado :)
    Beijos ♥
    Laisa

    ResponderExcluir
  6. Gente, to apaixonada por esse texto super meigo rs',
    falou tudo. Ameei

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já li esses texto umas 56756 vezes e sempre me emociono, é algo lindo essas palavras
    beijos, polliana.

    ResponderExcluir
  8. Oláááá
    Esse texto é simplesmente perfeito e feito para nós, blogeiras haha quem não se identifica ao ler?
    Não cando de lê-lo e principalmente me inspirar e sonhar haha, adoro adoro kk
    Já foi postado a um tempão lá no blog e que bom que você também compartilhou essas lindas palavras, ótimo post

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/top-5-livros-que-se-passam-em-uma-escola.html

    ResponderExcluir
  9. Amiga eu gostei bastante do seu texto, até porque descreve bem nós que somos apaixonadas por livros.
    Eu fiquei encantada pela maneira que você desenvolveu o texto, até porque gosto de tudo que vc escreve, principalmente pela maneira que vc faz não só os textos, mas suas resenhas também. Admiro muito o seu trabalho e saiba que vc é uma amiga mto especial para mim, embora agora ande apaixonada por ai né? hahahahaha...Mas aproveite amiga. Aproveite para ganhar também mtos presentes do seu amado, porque ele mais do que ngm já sabe que é apaixonada por livros né? Então manda ele dar muitoooooossss livros pra vc !! ham !!

    Se cuida minha linda e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, eu AMEI esse texto! Defini muito bem como somos! Meu namorado pira comigo querendo contar a história de livros pra ele, defendendo personagens, como pessoas reais, como se eu tivesse lá!
    Fantástico esse texto!

    https://happinessandlucky.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Ai Carolinda, que texto mais fofo e mais real, não é? hahaha <3. Realmente, pessoas que namoram com leitores tem um relacionamento perfeito mesmo u.u. Acreditamos no amor perfeito mas também sabemos o que é real e é apenas um conto de fadas. Com certeza se eu namorar com uma pessoa (vai demorar em...), com certeza seria com um leitor, mas claro nem todo leitor, porque conheço pessoas que leem e infelizmente não são legais, leiam apenas pra ser intelectual (infelizmente)... Mas enfim, voltando para o assunto, ler é a melhor coisa do mundo ou quase... A leitura pode realmente mudar a pessoa, pelo menos ela me mudou e não troco meus queridos filhos literários por nada neste mundo. Cada um tem um lugar especial no meu coração, machucou um, eu mato! hahaha, Mas enfim, este texto encontrado por você é maravilhoso, define muito bem os leitores <3.
    Amei o texto como eu já disse e sucesso minha querida.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. O texto é bacana,dá pra se identificar com algumas partes.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol! Como é bom ler textos que nos fazem refletir sobre nosso futuro! Acho que grande parte das leitoras sonha em conhecer sua alma gêmea em todos os aspectos possíveis, principalmente nos livros.
    Bem, talvez eu vá conhecer alguém que está disposto a viver diversas aventuras, a lutar pelo que quer e principalmente disposto a largar tudo por um amor. Mesmo que seja só de verão. Afinal, de que vale a vida sem riscos? Não sei dizer, mas estou acreditando nisso.
    Eu posso não acreditar em amor a primeira vista como nos livros, mas acredito em pessoas com força de vontade, e quando elas conseguem essa força, elas fazem de tudo pela pessoa que se ama.
    Amor é um sentimento e tanto para uma pessoa apenas carregar dentro de si.
    Sempre ficamos naquela de "quando será a minha vez?" ou "será que encontrarei um amor que realmente valha a pena?". Temos de acreditar que tudo na vida vem por um acaso e quando for a hora vai acontecer e vai vir com tanta força que irá causar desastres imensos mas também um sentimento tão bom que não vai querer que isso acaba nunca.
    Um leitor sempre vê o seu final feliz e acima de tudo consegue acreditar nas coisas mais absurdas que se pode ouvir por ai. Um leitor tem todos os sentimentos misturados e isso traz um conforto enorme.
    Mas tudo bem se eu dizer que já passei em Nárnia algumas vezes. E que ser semi-deus da um trabalho enorme. Mas está tudo bem, nada que uma visitinha a Hogwarts não melhore!
    Um Beijo Enorme!

    ResponderExcluir
  14. Que lindo *--* fiquei sem palavras rsrs
    Um leitor é sempre uma pessoa maravilhosa, que vê o mundo com outros olhos, que sempre acredita nos seus sonhos e que sempre pode deixar a sua vida mais mágica e colorida, o leitor sempre sonha acordado :)
    E eu tenho sorte porque meu namorado é um leitor <3 *--*

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol, como vai?
    Li esse texto uma vez - não me lembro onde, em algu blog? não sei - e amei, fiquei encantada. Reler ele aqui no Estante das Fadas não poderia ter vindo em hora melhor. Não estou num momento muito feliz comigo mesma, e ler coisas fofas assim me ajudam a levantar a autoestima, acredita?

    Enfim, um grande abraço!
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Carolinda, tudo bem? :D
    Ai senhor que texto mais fofo! Morri na parte de "Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu e a Aslam" porque tô lendo as crônicas de Nárnia e, definitivamente, vou apresentar Aslam com todo amor ♥ Sou tão discreta que mandei esse post pro meu namorado kkkk
    Acho que a melhor parte de namorar uma pessoa que lê é porque o assunto nunca vai acabar.. Ler é muito mágico, melhor escolha que já tomei em toda minha vida!
    Beijão <3

    Rayanna Lucylle
    www.artigo2.com.br

    ResponderExcluir
  17. O texto é incrível. Amei do início ao fim.
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. CAROL!!? Quem te deu o direito de me fazer chorar?
    Ler esse texto foi basicamente passar alguns minutos suspirando e imaginando como isso poderia ser real. Como se existisse alguém específico a quem o texto aconselhasse.
    Aaaa, eu preciso de um cara que faça um terço do que está escrito ali :/
    Vamos chorar eternamente porque sim.
    Beijos da Tia solteira Ruuh.

    www.pequenaleitora.com

    ResponderExcluir
  19. Eu estou apaixonada por esse texto!!! S2 Me fez viajar na imaginação!

    Bjinhos!

    www.estavarelendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carol!

    Já li esse texto em uma página do facebook, e me apaixonei. Relendo ele agora, juro que só faltou um bocado de lágrima sair hahaha Uma das coisas mais lindas que já li. Obrigada por compartilhá-lo conosco <3 Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!