06 novembro 2014

Dica de livro: Não Se Apega, Não - Isabela Freitas



Não Se Apega, Não
Autor: Isabela Freitas
Editora: Intrínseca  (+compre)
Páginas: 256
Ano de Lançamento: 2014
Adicione: SKOOB
 

Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.
Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico.

É! Eu sei, irônico. A romântica irremediável lendo um exemplar de auto-ajuda e desapego! Oi? Calma, vou explicar. Recentemente (poucos dias atrás) terminei meu namoro. Tá, tá ele quem terminou. E sabe, eu achei que era daquele namoro do tipo: é pra sempre, amém Senhor, encontrei o príncipe dos meus sonhos! Mas a vida nos prega peças que não sabemos explicar, e não posso reclamar, foi ótimo enquanto havia amor, e vou levar tudo o que senti comigo por muito tempo (lágrimas, chorem comigo).
"Mudanças não precisam ser drásticas para significar alguma coisa. "
É recente, e bom, términos recentes nos pegam de surpresa e doem, né não? Mas... por que começar do inicio? Por que não começar do ponto-final?

Não se apega, não começa bem ai. No ponto-final. Isabela é daquelas meninas que adoram filmes e músicas fofas (por Deus gente, eu li o livro todinho ao som de "era perfeita simetria, éramos duas metades iguais" música tema do nosso namoro, ê deprê!) e que nunca estão sozinhas, sempre "amam" alguém.
"O amor pode ser perigoso se engerido em altas doses. E quando acaba o estoque, pode ser fatal."
Porém ela se cansa de se apegar facilmente, pelo simples fato de que quando o "amor" acaba, sempre acabar entrando em uma pequena depressão. Pra Isa era meio fácil terminar os relacionamentos sabe? Difícil mesmo, era esquecer tudo o que havia passado. Mas me diz, se a felicidade só é vista na outra pessoa, vale a pena arriscar a sua própria felicidade para ver a outra pessoa feliz?
"Aquele que sabe do que é capaz pode conquistar qualquer coisa."
Sabe a frase "Mãe, esse é o cara certo, eu sinto! Meu príncipe encantado resolveu aparecer e me livrar das garras desse, desse o quê mesmo?", então a Isa (e euzinha) falou tanto essa frase que até a mãe dela passou a duvidar que isso seria possível (a minha também tá começando a duvidar).

Decidida a ficar sozinha, termina seu namoro de DOIS ANOS com o Gustavo, e começa a se questionar o porquê de não ter dado certo. Em  meio a confusão, se sente sozinha por que o Pedro, seu melhor amigo, está na Austrália e a Amanda, sua melhor amiga, está de namoradinho novo. Mas ela não deixa de sair por conta disso não! Vai pra baladinha, fica com o primo-gato, com o ex-ficante que vira ex-ficante novamente. E ufa! Ela aprende que chorar é bom, é necessário, mas tem que passar!
" O clichê é compreensível e deve ser levado em conta."
Eu aprendi isso com ela. Não digo que aprendi a ser forte, por que estaria mentindo. Mas aprendi que não é "feio chorar", não gente, é normal. O que não é normal, é parar a vida e ficar remoendo tudo o que passaram ou o que passariam se estivessem juntos. Porque isso dói, digo isso por experiencia própria. O passado fica no passado, a dor fica lá também. É desapego. Não desamor. Aprendemos muito com esses tropeços, nos machucamos? Claro que sim. Mas amamos (e muito), rimos e ah, tem tantas coisas boas. É disso que temos que lembrar, e o resto, deixa lá pra trás. Temos um presente, que é o agora. E o futuro á Deus pertence. Como eu sempre digo: meu coração está todo remendado, mas sempre é capaz de amar novamente. Preparem-se para rir e se identificar com todas as passagens desse livro!

"Nem me apaixonar, nem me decepcionar. Eu só queria uma certa calmaria antes que viesse uma nova tempestade. Porque você sabe, elas sempre vêm." (pag. 145)

Comente com o Facebook:

20 comentários ♥

  1. Bom dia,
    não aprecio muito auto ajuda, mas parece ser bem legal. Ajuda pra sair da fossa de um termino.
    Valeu a dica Carol!

    ResponderExcluir
  2. Amei o livro, muito divertido e interessante, que fala diversas verdades e nos faz refletir sobe nossos futuros relacionamentos e atuais, a autora é muito legal haha
    Adoro essa capa e com certeza tbm recomendo o livro, curti bastante mesmo e sua resenha ficou ótima. Que bom que gostou tbm

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-lista-negra-jennifer-brown.html

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto dessa autora e por esse motivo não sinto vontade de comprar algo escrito por ela. A realidade é que as atitudes dela são bem duvidosas e eu não me sinto na vontade de dar algum crédito a ela.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Lais, como vai?
    Sabe aquelas resenhas que aparecem do céu, para aumentar mais ainda a sua vontade de ler um livro? A sua resenha foi assim. Simplesmente adorei ela, principalmente por ter comentado sobre a sua situação e como ela está relacionada um pouco com o livro para entendermos e ficarmos mais curiosa ainda para ler. Estou me roendo para ler este livro, a capa está simplesmente perfeita. Parece ser uma história divertida e que com certeza trás algo para nós, como trouxe para você.
    Parabéns pela resenha e pelas palavras certas colocadas.
    Muito sucesso para você e para o blog <3.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Resenha maravilhosa!Fiquei com vontade de começar a ler o livro agora msm!
    Já tinha ouvida falar tão bem dele antes,mas ficava com um pezinho atrás por conta da auto-ajuda.
    Mas já me decidi a favor dele,minha próxima aquisição.
    E o que vc disse " é desapego,não desamor" achei mto bacana!Vou levar essa frase comigo pra algumas situações!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha *--* Ainda não tive oportunidade de lê um livro assim, mais sua resenha, me fez sentir que realmente vale a pena... Essa frase marcou: "Mudanças não precisam ser drásticas para significar alguma coisa. " Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Poxa Lais... Sinto muito pelo término do namoro! Eu namoro há quase quatro anos e sei que me sentiria péssima caso algum dia meu namoro venha a acabar. Porque como você disse, também sinto que é aquela coisa para sempre, perfeita. Mas são infortúnios da vida, não é mesmo?

    Adorei a resenha do livro. Não costumo ler livros de auto-ajuda e nunca me senti atraída pelo livro da Isabela Freitas. Porém, sua resenha atiçou um pouco minha curiosidade... Quem sabe eu não dê uma oportunidade para o livro ano que vem, rsrs.

    Beijos!

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lais,
    Gostei muito da resenha, ao ler em primeira mão a gente acha que vai ser um auto-ajuda, mas parece ser bem mais que isso espero ter a oportunidade de ler.Tem um post especial lá no blog hoje se puder dar uma olhada e comentar.
    Beijos
    Raquel machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/11/sessao-de-autografos-do-vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  9. Já vi muuuuuuita gente falando bem desse livro! Eu também sou pessima quando o assunto é desapego, aliás, acho que é sempre muito difícil deixar de lado coisas/pessoas que te marcaram! Vi alguns vídeos publicados na Intrínseca sobre o livro, e me apaixonei, ele está há um tempinho na minha wishlist e espero lê-lo em breve!

    Beijocas!

    Meninas Quase Invisíveis

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nesse quesito de romance eu só vivo nos livros mesmo, me apaixonar na vida real é algo muito, muito difícil... acho que sou meio exigente, sabe? haha Mas sempre que vou na livraria eu dou umas folheadas nesse livro. Talvez por curiosidade, sei lá. Sou igual você, a louca dos livros e filmes de amorzinho e acredito que até por esse motivo eu tenho interesse em ver o que eu sentiria se pegasse um livro totalmente ao contrário do que eu "acredito". Mas ainda não o li, apesar de já ter ouvido muita gente falar bem dele. Gostei da resenha! Beijos e tenha um ótimo sábado!! :D
    http://maluquice-de-garota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse é o livro típico que minha mãe leria, sério kkk
    Gostei da resenha, quem sabe eu tente ler mais pra frente.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amiga tenho que dizer que gostei bastante da sua resenha, porque cheguei a ler algumas páginas desse livro, mas não dei continuidade. Espero poder pega-lo novamente, porque me identifiquei com muitas coisas que a autora escreveu e achei bem legal o jeito com que ela escreveu todas as histórias de amigas e até mesmo suas proprias experiencias.
    Espero gostar tanto do livro como vc e também tirar um pouco de lição de vida daí.
    Mas eu tenho que pegar o livro quando eu tiver mais tranquila, porque quando eu comecei a ler algumas páginas eu estava com várias leituras pendentes. Enfim...

    Fico feliz que tenha curtido a leitura
    =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Laís.
    Eu li esse livro há alguns meses e não gostei muito. Tem partes irônicas, engraçadas, mas no geral, a Isabella força bastante. Ela sempre tem alguém, e são sempre os piores, mas como ela fala, parece que gosta disso, e depois de sofrer. Sério, não curti muito a leitura, e nos comentários do meu blog, foi bem dividido as respostas.

    beijos
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hi Lais !
    Então eu acho a capa linda e tals, mas realmente o tema auto-ajuda não me chama nenhum pouco a atenção.
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser bem maneiro, mas não curto muito auto ajuda então indicaria ele para minha mãe.

    http://frasestrechosepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi minha queirda!
    Antes demais quero dizer que sinto muito pelo término do seu relacionamento :S Força e melhores dias virão com certeza.
    Eu ando com muita curiosidade acerca desse livro e estou a pensar em ler em e-book
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  17. Oi Lais. Adorei a resenha, mas não é bem o meu gênero de livro. Mas que bom que te ajudou nesse momento. Melhoras e bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie Laís, apesar desse gênero de livro não ser um dos meus preferidos, eu gostei do livro, achei bem interessante, ele nos ajudar a refletir e a pensar de outra forma. Essa capa dele e realmente muito legal. Adorei a resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  19. Oi La, primeiramente entendo bem seu draga a alguns meses ocorreu o mesmo comigo kk
    Vi muitas, mas M U I T A S pessoas lendo esse livro e acabei por ficar interessada, mas não daquele jeito, sua resenha acabou por despertar minha curiosidade. Amei. Quero já
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Eu gostei bastante desse livro, mas o final não me animou muito, não. Depois de ter passado por tanta coisa, imaginei que a Isabela teria um final beem mais feliz *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!