02 janeiro 2015

Dica de livro: O Grande Ivan - Katherine Applegate




O Grande Ivan
Autor: Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito  (+compre)
Páginas: 288
Ano de Lançamento: 2014
Adicione: SKOOB
 

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

O Grande Ivan é baseado em um gorila que viveu 27 anos dentro de um shopping em Whasington, em uma jaula apertada. Vencedor do prêmio Newbery Honor em 2013, chegou ao Brasil publicado pelo #irado, o selo juvenil do Grupo Editoral Novo Conceito.

Apesar de visualmente parecer um livro super infantil, O Grande Ivan cativa até os mais velhos. Por isso, me sinto na obrigação de recomendar este livro para todas as faixas etárias. Até por ser inteligente, emocionante e sensível, O Grande Ivan vai te emocionar independente da sua idade.


Ivan é um gorila das costas cinza-prateadas, mora no Saída 8, Grande Shopping e Fliperama nos Estados Unidos. Ele é responsável por um espetáculo que atrai muitos visitantes. Enquanto as pessoas passeiam e comem na praça de alimentação, Ivan gosta de fazer arte. Com um bom lápis e um papel, ele desenha diversas formas que só um gorila poderia entender. As mesmas são vendidas na loja de presentes por 20 dólares.
"Os humanos parecem nem sempre reconhecer meus desenhos. Eles ficam vesgos, inclinam a cabeça, murmuram. Eu desenho uma banana, uma banana perfeita e adorável, e eles dizem: - É um avião amarelo! - ou: - É um pato sem asas!
Tudo bem. Eu não desenho pra eles. Desenho pra mim mesmo."
Acho que o mais legal de toda história é lermos através da visão do Ivan, que é um gorila. Logicamente é ficção, mas é impossível não se perguntar se ele realmente sente isso. Se o verdadeiro Ivan, nascido em 1962, sentiu. A autora soube dosar a sensibilidade do gorila de forma que nos apegássemos a ele, torcendo para que fosse libertado do seu "domínio" e vivesse, de fato, como um da sua espécie.




Todo livro é dedicado aos sentimentos do Ivan e de seus colegas que também vivem no Grande Shopping. Não é um livro triste, mas comove a medida que a autora demonstra o que cada um dos personagens sente; a vontade de sair da jaula, a saudade de casa, a falta que a família faz. Além de Ivan, conhecemos Stella; a elefanta, Bob; o cão vira-lata, Mark; o dono do Grande Shopping, Julia; a filha do zelador George, e Ruby; a nova atração.
"- As lembranças são preciosas - acresceta Stella. - Elas nos ajudam a ser quem somos."
De tão simples, O Grande Ivan conquista de verdade. Katherine criou uma trama envolvente, nos fazendo vibrar com as conquistas e entristecer com os problemas. Do mesmo modo que o Ivan verídico teve um final feliz, o nosso Ivan também tem um. E foi provavelmente a parte mais importante do livro, demonstrar a emoção que é para um animal ser livre.




Além da história doce e leve, o livro possui  uma diagramação incrível! A capa é dura, como a maioria dos livros do selo #irado, possui ilustrações lindas e o texto é muito bem apresentado com uma boa fonte e um bom espaçamento. A qualidade, tanto da obra quanto da história, é de se admirar.

"Não é tão ruim assim, eu queria dizer àquele garotinho. Com o passar do tempo, você acaba se acostumando a quase tudo."

Comente com o Facebook:

38 comentários ♥

  1. Amiga você recebeu MARCADOR??/
    Eu não recebi no meu não =[
    Poxa vida. Tenho sentido bastante falta de marcador da Editora Novo Conceito.
    E olha, estou lendo esse livro aos poucos e estou na parte onde o Ivan está contando a história da vida dele para a elefantinha Ruby. Simplesmente adorei ela. É uma fofa.
    Ainda não sei o que irá acontecer na história, mas espero gostar, até porque o livro é realmente bem simples e é mesmo para um publico muito mais jovem que sinceramente vai adorar se ler.

    Enfim...


    Olha querida, passando mesmo aqui para dar uma olhadinha, porque estou fazendo uma limpeza na minha lista de blogs parceiros e como eu vi que vc ainda utiliza o meu banner do I LOVE MY BOOKS, eu gostaria de dizer que se vc quiser mudar o LINK-ME fique a vontade para pegar ok? Beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Eu recebi sim... Você vai amar, pode apostar!
      Sobre o link-me, vou enviar um e-mail pros parceiros em breve!
      Beijos

      Excluir
  2. oi carol, adorei a mudança no nome do blog, tá um amorzinho agora <3 amei essa dica de livro, parece SUPER profundo e nunca achei que ia me interessar por um livro de um gorila mas esse sim parece ser muito bom! enfim, fica a dica, quando eu encontrar pra comprar acho que compro. boa sorte no blog quase novo agora né.
    beijão,
    www.garotaroyal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo, sou apaixonada por livros de capa dura! Pela tua resenha eu achei o livro muito fofo e com toda certeza vou querer ler! Acredito que o fato dele ter vivido em preso em uma jaula torna tudo mais delicado, e eu sinceramente, amo livros assim, que tem um "toque" de drama! Nunca li nada narrado pelo ponto de vista de um animal, deve ser uma experiência muito boa ♥ Eu espero que seu 2015 tenha começado ÓTIMO Carol, e que ele seja um ano cheio de coisas boas e, claro, de muitos livros! :-)
    Beijos,

    www.artigo2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray! É uma experiência ótima, de se emocionar mesmo <3
      Espero o mesmo do seu 2015, flor!
      Beijão!

      Excluir
  4. Muito interessante :)

    blogilumiinar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Mas que lindeza de livro! *-*
    Fiquei apaixonada e obviamente já adicionei na minha lista de "preciso ler" <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que livro mais amorzinho é esse? Sabia que nunca tinha visto um book trailer? Hahaha. Só pela resenha eu pude sentir que me emocionaria com a história. Nunca li um livro onde o personagem central é um animal, no inicio pensei que seria um pouco infantil, mas vi pela resenha que a história pode ser bem profunda.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia muito dos book trailers, mas adorei! hahaha É sim, super recomendo!

      Excluir
  7. Primeiro que o novo blog está lindamente maravilhoso. Também não tenho dúvidas que os novos conteúdos que virá a acrescentar serão super interessantes, assim como os que já vi por aqui.
    Sobre a resenha, tá ótima, fiquei bastante interessado em ler sobre o Ivan. Já está na minha extensa lista de futuras leituras.
    Um abraço

    blogvagandoedivagando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol. Já conhecia o livro, mas não havia dado a verdadeira atenção que ele merece. Agora que li o seu post ficou louquinha para lê-lo. Nossa ler um livro que é narrado por um gorila deve ser demais! <3 :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carolina! Tudo bem? Eu ainda não li esse livro, mas tive noção do que se tratava a história através de uma resenha que li. Parece ser um livro infantil mesmo né? Mas já que você disse que cativa todas as idades, vou querer ler! Gostei da diagramação, está muito bonita mesmo <3

    Beijinhos!

    Visite: Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que cativa a todos mesmo, Beatriz! Vale a pena ler :)

      Excluir
  10. Que amorzinho esse livro, amei a capa e a encadernação. A história parece bem interessante!
    Realmente, de se admirar!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol! Eu adorei a resenha! Os livros do selo #irado sempre são muito lindos (Capas duras <3) e com este não foi diferente. Eu gostei, principalmente, da ilustração de capa, achei ela meio 3D, sei lá. A princípio, se eu tivesse lido apenas a sinopse, confesso que não teria me interessado pela obra, mas depois da sua resenha a história me pareceu ser bem legal. Pelo que eu entendi, o livro é sobre um fato verídico, né? Achei isso muito bom, assim as pessoas não ficam pensando que este tipo de coisa só acontece na ficção. E sobre a narração ser feita pelo gorila, eu amei isso! É muito difícil achar um livro narrado por algum animal ou objeto que não seja total infantil ou total sem graça. Enfim, gostei muito! Beijos e tenha uma ótima semana!! :D
    http://maluquice-de-garota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super verdade, Isa! Esse conjunto de fatores fez a obra ficar incrível <3

      Excluir
  12. Morrendo de amores por essa capa, adorei a dica de livro. Amei seu blog de coração e com certeza voltarei sempre. Beijos
    http://faahsantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa Carol o livro é tão lindo, babando aqui com suas fotos. E a historia parece ser linda.
    Beijos, seu novo cantinho ta perfeito.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está na minha lista de futuras leituras, mas depois da sua resenha acho que ela vai passar na frente de alguns kkkk Acabei de ler um livro que tem a Katherine como autora e gostei da escrita dela, acho que vou gostar desse também.

    Profano Feminino

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carol!
    Que coisa linda esse marcador! *-----*
    Me apaixonei pela capa do livro! Vou procurar comprar porque parece ser um daqueles livros simples e com histórias que te marcam pra sempre!
    Beijão, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma leitura interessante, gostei da frase "Nunca é tarde demais para se tornar o que você poderia ter sido". Gostei mesmo e adicionei na minha lista de livros para ler no futuro ;)
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  17. Que livro fofo, Carol! Adorei o marca página, alksjd Acho que vou pedir de presente esse livro, já que não estou comprando nada novo. Acho os livros com o selo Irado muito irados :p

    Um beijãoooo!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi xará! Adorei a resenha, realmente parece ser uma gracinha! Só eu que morro de dó de filmes e livros sobre animais? Depois que li Marley e Eu fiquei com a impressão de que vou chorar em todas as páginas (como aconteceu nele). Ou é muito amorzinho, ou eu sou uma bela d'uma manteiga derretida kkkkk

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    Lá pelo AP sempre tem resenhas, será que temos os mesmo gostos literários também, xará? hehe :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol <3
      Eu também sou assim hahaha Mas ó, O Grande Ivan é uma história linda e tem um final feliz... Se você chorar, pode apostar que vai ser de felicidade!
      Beijocas

      Excluir
  19. Com certeza tenho seu blog como exemplo, parabéns pelo trabalho! Adorei a resenha ♥

    ResponderExcluir
  20. Com certeza deve ser um livro lindo e sensível! <3
    Nunca li nada narrado no ponto de vista de um animalzinho, deve ser bem interessante!

    Beijo,
    www.vicioempaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!