13 fevereiro 2015

Como lidar sendo uma pessoa orgulhosa


Primeiramente, saiba que eu pesquisei muito antes de vir falar sobre orgulho com você. Seu conceito é um tanto complicado de entender, já que possui dois lados de uma mesma moeda. Há o orgulho positivo, do qual sua mãe sente de você, e há o orgulho negativo (ou a soberba), que te faz uma pessoa arrogante e com excesso de amor-próprio

Uma pessoa orgulhosa sempre vai se achar melhor ou mais importante que o outro, gosta de se exibir com bens materiais, louva a si mesmo, olha com indiferença para pessoas que julgam ser simples, e acima de tudo, nunca age para o bem em um todo. Nunca é altruísta, pois isso seria sair da sua zona de conforto, sair da sua arrogância habitual. 

Existe um tipo de orgulho muito comum entre as pessoas, consta que 78,8% da população mundial possui; é o orgulho relacionado ao rancor. Basicamente, é quando você briga com uma pessoa e não dá o braço a torcer para pedir desculpas. Prefere levar aquele peso nas costas por simples e puro orgulho. Isso está relacionado ao fato de você sempre achar que tem a razão, de achar que é melhor que o outro. E por mais que você queira, você não cede, só para se "vangloriar", pois consegue prologar a birra alegando ser mais forte que o outro.

Notou que é uma pessoa orgulhosa? 

Ainda não foi fabricado nenhum tipo de pílula ou pó mágico que te livre desse tal orgulho. Muitas vezes você mesmo já não se aguenta mais, mas não sabe como sair dessa prisão. Saiba que o oposto de orgulho é a humildade, ou seja, ou você é uma pessoa humilde ou é uma pessoa orgulhosa. E nada melhor do que vencer esse mal do século, sendo o oposto dele. 

O que você precisa saber:

• Humildade não é sinônimo de fraqueza;
• Uma pessoa humilde não é menos capaz;
• Quem é humilde se ama, mas consegue detectar seus pontos fracos e fortes;
• Humildade não é sinônimo de submissão;

Tem uma frase do Paulo Freire que gosto muito; "A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: A de que ninguém é superior a ninguém". Você não é melhor que a sua colega da qual está brigada, saiba que pedir perdão - mesmo que você não assuma a culpa, é um dos atos mais corajosos. Além de que te liberta de um fardo pesado, um peso que inutilmente você carrega apenas por ser uma pessoa orgulhosa. 

"A prepotência te faz forte por um dia; e humildade, para sempre."

Qual a opinião de vocês? E não se esqueçam de acompanhar o blog:
Instagram ♥ Twitter ♥ Facebook ♥ Youtube ♥ Weheartit

Comente com o Facebook:

12 comentários ♥

  1. Gostei muito do texto. Já fui muito orgulhosa, hoje eu acho que sou um pouco menos, talvez até porque já não tenho tantos motivos pra ser assim. Evito discutir com as pessoas, sabe? Mas as vezes o difícil de deixar de ser orgulhoso e pedir perdão é que a outra pessoa também é orgulhosa e não consegue ser humilde como a gnt ta tentando e fica nem ai para seu pedido de desculpas. Essa é a parte difícil :/

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Carol, amo demais seus posts ♥ Eu sou um pouco orgulhosa, confesso, mas comecei a perceber que isso não é bom. Se eu não consigo lidar com pessoas orgulhosas, por achar isto totalmente irritante, por que eu seria?

    Beijos, Carol
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito texto, principamente o final. Gostei muito. Um beijo!

    Eu.Nomadiando

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bem?
    Gostei da postagem. Odeio gente orgulhosa, embora eu mesma seja um pouquinho. Orgulho não leva ninguém a lugar nenhum; muito pelo contrário, pode causar a destruição. Já cansei de ver casos assim.

    Beijo grande,
    Doce Sabor dos Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho ambos os lados do orgulho, por exemplo, quando eu faço algo que acho que não vou conseguir resolver, mas no fim consigo, sinto orgulho de mim mesma, ou quando isso acontece com alguém especial pra mim sinto orgulho dela(e)... Mas as vezes eu possuo um orgulho próprio negativo, de não dar o braço a torcer, acontece um discussão sei que fui errada, mas algo não deixa eu pedir desculpa pra pessoa, meu orgulho não se rebaixa, mas já fui pior estou lidando com isso!
    Acho que ser humilde é á chave pra grandes coisas, claro que quem muito se abaixa a bunda aparece, como meu pai diz, mas se achar superior faz com a queda seja mais alta quando algo der errado, tudo tem que se ter um limite, um equilíbrio, tanto orgulho quando a humildade!

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga gostei bastante do seu texto, até porque uns tempos atrás eu sofria muito por conta de uma pessoa que me humilhou muito e ela nunca me pediu perdão pelo que me fez, mas mesmo assim, EU que não fiz nada para ela fui e pedi perdão por algo que eu tenha feito e que ela não tenha gostado e sabe o que ela me disse? Que ela não iria pedir perdão para mim pelas coisas que me fez, porque não tinha me feito nada. ENGANO DELA...Quando mostrei tudo que ela me disse pra familia do meu namorado eles ficaram decepcionados com uma pessoa assim que n aceita o perdão. Ou n perdoa o proximo. E sabe o que senti a partir de então? Pena dela. Graças a Deus ela largou do meu pé, caminho com a vida dela, tem 3 filhos agora e espero de coração que eles nunca passem pelo que eu passei com a mae deles, porque vc sabe né? Tudo que eh feito pra gente volta? Pode n ser com ela, mas com os filhos. Mas enfim...Acho que perdoar eh importante, porque ORGULHO não leva a pessoa para lugar nenhum. Adorei o seu texto. Por isso me fez lembrar desse episódio no qual fui humilhada.

    Se cuida amiga e parabens mais uma vez pelos seus textos
    bjoss

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que já fui sou uma pessoa orgulhosa, e por conta disso acabei perdendo muitas oportunidades, principalmente quando se trata em fazer as pazes com as pessoas. Sem falar que ser orgulhosa deixa uma pessoa cheia de arrependimentos né? Depois de ter conhecido uma pessoa que me fez mudar nesse quisito, acredito que minha vida ficou muito mais leve, fiquei muito mais feliz e acabei me permitindo várias coisas.

    Adorei muito o seu post, a gente as vezes é muito orgulhoso e não percebe, e nem sabe porque né? Eu acho que orgulho, como tudo na vida em exagero faz mau, mas as vezes ser um pouquinho orgulhosa também ajuda, já que a gente tende a se esforçar muito mais pra se independente hehe.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post e estou encantada com a forma que você escreve <3
    primaverade99.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. eu sempre fui muito orgulhosa, até arrumar um namorado que também é. então estamos tentando ser um pouco menos, porque antes ninguém assumia sua responsabilidade nas brigas.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!