22 fevereiro 2015

Dica de Livro: Eu sou o Mensageiro - Markus Zusak

Eu Sou o Mensageiro


Eu Sou o Mensageiro
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca (+compre)
Páginas: 320
Ano de Lançamento: 2007
Adicione: SKOOB
 

Eu Sou o Mensageiro - Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.
Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.
A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.

Ano passado, no meu aniversário de 20 primaveras, ganhei de uma das minhas melhores amigas este exemplar. Juntamente com as felicitações de aniversário um aviso: "é o melhor livro que li na vida." Faço das palavras de minha amiga, as minhas. Eu sou o mensageiro, entrou para lista dos melhores livros que li, ocupando o primeiro lugar com grande vantagem do segundo colocado, também assinado por Markus Zusak "A menina que roubava livros".
"Você já percebeu que os idiotas tem uma porção de amigos?"
Ed Kennedy. Dezenove anos. Um perdedor. Um jovem taxista que não quer muito da vida, além de claro conquistar sua melhor amiga Audrey, coisa que até nisso o moço se mostra um tanto quanto azarado, já que a Audrey prefere dormir com todos, menos com ele. Mora em uma casinha alugada com seu cachorro Porteiro, um cão fedorento e viciado em café.

A vida de Ed beira a mesmice, já que tudo o que rapaz faz durante o dia é trabalhar e jogar cartas com os amigos. Mas, numa grande reviravolta, sua vida muda assim, meio sem querer, quando Ed impede um assalto, e torna-se um herói. Parece ser um ato extraordinário, né não? Sim, parece. Mas com o decorrer da estoria vimos isso como apenas, um ato simplório, já que ele passa a receber cartas de baralhos anônimas com mensagens sem sentido algum.

"Eu não sabia que palavras pesavam tanto."
Mas não ache que as cartas não fazem sentido. Na verdade elas contém informações que levam o rapaz até as pessoas que, de alguma forma necessitam de ajuda. No começo do livro vimos um Ed totalmente preguiçoso e medroso. Mas não é de surpreender. De uma hora para outra começar a receber tais cartas e ter que salvar o mundo é um tanto quanto assustador. O crescimento do personagem é nítido, e vê-lo quebrando as barreiras de seus medos é impressionante. Apesar de aceitar a missão ele ainda quer saber o que esta realmente acontecendo, e não sossega até descobrir o real significado de ser um mensageiro.
"Eu não sou o mensageiro, eu sou a mensagem."
Li algumas resenhas antes de fechar esta e todas falavam da estrutura do livro. E eu tenho que comentar também (vai parecer repetitivo, eu sei). Ele foi escrito seguindo as cartas do baralho. A cada Ás visto, representava três missões que  o personagem teria que solucionar nos capítulos seguintes.
" A gente pode até inventar desculpas pras coisas, mas acreditar nelas, não."
Antes de terminar a resenha, gostaria de agradecer a minha amiga Adelli pelo lindo presente. (Obrigada, xuxu ♥). Devorei-o em apenas dois dias, posso dizer que foi arrebatador e emocionante da mesma forma que "A menina que roubava livros" foi. Não consigo explicar meu amor por este livro, nem o tamanho da minha admiração pelo Markus. Espero mesmo (sonho de leitora) que ele vá à Bienal este ano, e, que eu possa tentar falar com ele. (eu sei estou sonhando alto). Sem mais delongas, espero de todo coração que vocês leiam "eu sou o mensageiro", e que se já foi meta de leitura, conte-me o que achou tudo bem?

"Às pessoas são bonitas. Não pela aparência física. Nem pelo que dizem. Só pelo que são." (pag. 199)

Comente com o Facebook:

14 comentários ♥

  1. Caralhoooo to muito afim de ler es de livro depois dessa resenha. Eh muita vontade pra pouco tempo hahahaha um beijo

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Entrou pra minha lista de desejados, sempre bom te ler, Lais :)
    http://autoradeprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Laís!

    Eu já li outros do Markus e confesso que não sou muito fã da escrita do autor. Mas depois da sua resenha, impossível não querer ler este livro em especial, né? Sempre me forço a dar segundas e terceiras chances, sinto que dessa vez não vou me arrepender hahaha

    Beijos e parabéns pela incrível resenha!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica! Já li alguns dos outros livros do Markus, porém não consegui curtir muito. Mas fiquei bem interessada pela a história, porém já tinha ouvido falar do livro e todos me recomendam! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Conseguiu superar A Menina que Roubava Livros no seu top? (Livro que é meu preferido da vida :3) Pronto, suficiente para mim ficar interessado em mais essa leitura. A resenha é bem atraente, mas acredito que se não fosse do Markus, eu demoraria a dar atenção ao título. Enfim, ele já está na minha extensa lista que luto para preencher kkkk. Ótima resenha!

    http://blogvagandoedivagando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Laís! Sua resenha está fantástica! Amo o Markus, tanto que não dá pra explicar o que a escrita dele fez na minha vida. Ed é meu amor, e estou ainda mais apaixonada depois da terceira leitura, primeira em inglês. Cada livro do Markus tem sempre algo com que me identifico, por situações que passo ou passei já, e não consigo deixar de amar cada palavra. Daqui a pouco vou roubar o Ed da Audrey pela quarta vez, hahaha Já estou com saudade, depois de ler seu texto. Parabéns! Beijo!

    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O livro é ótimo mesmo! Também faz parte da minha lista de favoritos. ♥

    Blog Segura-me

    ResponderExcluir
  8. A resenha ficou ótima Carol, fiquei com uma super vontade de ler! Também sou apaixonada pelo Markus, A menina que roubava livros foi uma epifania na minha vida ♥ Tu já leu "A garota que eu quero", que também é dele? Achei o livro sem sentido, mas a escrita dele é perfeita, fragmentada do jeito que eu gosto ♥ Agora estou querendo muito ler esse D:

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Laís! Ando tão perdida por aqui que mal tenho tempo de passar em outros blogs! As aulas começaram, teve o carnaval e um mundo de postagens para programar... Mas vou dar um jeito e voltar a manter presença nesse blog linduxo! <3 Falando sobre a resenha, acredita que o único livro que eu li do autor até agora foi "A Garota Que Eu Quero"? De cara eu me apaixonei pela escrita do autor! Já tinha programado começar de vez a minha leitura de A Menina Que Roubava Livros, mas agora estou achando que vou passar Eu Sou O Mensageiro na frente. Se não estou enganada, uma amiga minha já me indicou esse livro, mas acabei nem prestando atenção direito. Depois desta resenha não há dúvidas de que esse livro entrou nos meus desejados! Beijos e tenha uma ótima semana!!! :D
    Maluquice de Garota
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito desse tipo de livro que a gente vê o crescimento do personagem com o decorrer da historia, já me interessei pelo livro.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?
    Awn! Parabéns pela resenha! Gostei muito. Até hoje não li nenhum dos livros do autor, apesar de ter A Menina que Roubava Livros comigo há mais de um ano. Vou correr atrás do prejuízo em breve!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Lais, ainda não li nada do autor sem ser A Menina que Roubava Livros, preciso abrir mais minha mente em relação a ele ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Oiii, Lali! Que saudade que a sua resenha me trouxe! Essas frases <3 "Eu Sou O Mensageiro" é um dos meus livros favoritos e o Markus Zusak tem toda uma maestria quando o assunto é escrita! Amei saber que você também curtiu o livro! *-* Mil beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  14. Ganhei esse livro quando ia completar 20 anos e faço da suas minhas palavras, ele se transformou no livro da minha vida.
    Adorei sua resenha :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!