20 fevereiro 2015

Sobre a importância dos clássicos literários


Algum dia desses eu peguei pra ler Dom Casmurro... O motivo? A curiosidade sobre a traição (ou não) da Capitu para com o Bentinho. Mesmo que eu saiba que esse livro do Machado de Assis é um clássico, nunca soube como fizeram para classificá-lo. Com essa ideia em mente, fui correndo pesquisar sobre o assunto e achei interessante essa definição do Universia: "Um clássico é, em geral, um livro que representa o período em que foi escrito e que atravessa gerações sem perder seu valor. Por isso, dificilmente um livro recém-publicado é categorizado como uma leitura clássica".

Não ouse gritar comigo alegando que você leu um péssimo clássico e um livro publicado ontem ótimo. Sou apaixonada por livros novos, diagramação caprichada, folhas macias e cheiro de folha novinha... Mas não dispenso um clássico, mesmo que tal clássico não seja tão bom. Afinal, opinião é coisa individual, você não pode me obrigar a gostar de azul se eu gosto mais de rosa. Mas há uma razão para serem clássicos; foram bem aceitos pela maioria. Não é a toa a fama e as diversas adaptações ao longo dos anos.

Mas por que raios eu devo ler livros clássicos? Dever, você não deve... Mas é um direito seu! O site Pick The Bran publicou dez motivos para se ler um clássico, a tradução foi feita por Alessandro Martins do site Livros e Afins:

  • Aumente seu vocabulário: muitas palavras usadas em livros antigos não são comuns hoje em dia. Um vocabulário maior dá a você mais ferramentas para se expressar melhor, ainda que prefira usar as palavras cotidianas.
  • Melhore sua redação: ao ler, ainda que inconscientemente – isto é, sem que você precise se preocupar com isso -, você absorve um pouco do estilo do autor.
  • Melhore seu modo de falar: você agora terá um vocabulário melhor, uma redação melhor e, portanto, articula melhor os pensamentos. Se articula melhor o pensamento, articula melhor a fala.
  • Tenha novas idéias: os clássicos, por definição, vem do passado, mas – ora – todo mundo está lendo os mesmos blogs, os mesmos best-sellers e as mesmas porcarias escritas no mês passado. As idéias contidas em um clássico são antigas, mas muitas vezes estão esquecidas. Um leitor criativo e crítico, saberá dar o verniz de originalidade e contemporaneidade a elas.
  • Tenha perspectiva histórica: o que é bom hoje, pode ser esquecido amanhã. Mas há uma razão para os clássicos terem permanecido tanto tempo por aí. Não dependa tanto da crista da onda.
  • Divirta-se: não deixe que a linguagem antiga seja uma barreira. O melhor motivo para ler um livro é diversão. Há quem discorde, mas – para mim – as outras razões vêm depois.
  • Sofisticação: nada mais fútil do que ler pensando apenas em enriquecer sua conversação com alguma citação esnobe, mas, enfim, se é o seu caso, nada como tirar da manga aquela frase famosa de Dom Quixote para arrematar um argumento.
  • Ser mais seletivo: com o tempo você vai deixar de querer qualquer livro ruim. Por que perder tempo com porcarias, ou apostá-lo no incerto, se você já sabe o que é bom para você?
  • Desenvolva uma voz distinta: se você lê blogs demais e clássicos de menos, tem desperdiçado a chance de ter um estilo que se destaque em relação ao de outras pessoas que trabalham com a palavra escrita.
  • Aprenda idéias atemporais: existe uma crença errônea de que o novo é sempre melhor que o antigo e de que as idéias passadas não são aplicáveis ao presente. Muitas vezes, a novidade não passa da deturpação da antiguidade. Ao ler os clássicos, você entra em contato com conhecimentos que estão de acordo com aqueles que os criaram, sem que nada tenha sido suprimido, acrescentado ou alterado.

Que os clássicos literários são importantes já deu pra notar, né? Mas por onde começar? A lista é imensa e a dúvida um tanto cruel, a minha escolha foi Dom Casmurro por simples curiosidade. Separei alguns clássicos legais para quem pretende embarcar pela primeira vez neste gênero:

Orgulho e Preconceito - Jane Austen
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry (<3)
O Grande Gatsby - F. Scott
O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas
A Revolução dos Bichos - George Orwell
O Quinze - Rachel de Queiroz (<3)
Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez

Comente com o Facebook:

13 comentários ♥

  1. Adoro "Orgulho e Preconceito" e "O Conde de Monte Cristo". São muito bons! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sou APAIXONADA por clássicos, e não é a toa que os livros mais antigos são os meus preferidos <3 Convenhamos, são mais interessantes, mais bem escritos, chocam muito mais (por terem sido escritos em épocas em que tudo chocava) e é só lindo de ler e imaginar aquelas pessoas, naquela época, naquelas situações. Adorei o tema !!! Um beijo

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo clássicos brasileiros, os meus preferidos são A Moreninha(Joaquim Manuel de Macedo) e Cinco Minutos (José de Alencar), são livros envolventes e o vocabulário que era usado é tão lindo que é impossível não se apaixonar! Amei o post e concordo com tudo o que você disse!

    ResponderExcluir
  5. Nos tempos de escola eu odiava ler os livros que a professora de literatura passava, todos tinham uma linguagem muito difícil. Agora que curso Direito, percebi que nenhum é tão difícil quanto é agora kkk
    Estou louca pra ler "orgulho e preconceito" e o 'pequeno príncipe" vai ser o eterno amor da minha vida

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Existe os clássicos que são muito robustos, que acabam cansando a leitura, mas existem os clássicos ótimos, que possuem seu charme, como descrevem as cenas podem ser encantadora. Dom casmurro foi um livro que eu achei muito bom, entre outros poucos clássicos que já li, o pequeno príncipe, O Conde de Monte cristo é muito bom tanto o livro quanto o filme

    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Foi mais que uma motivação para mim não parar de ler os clássicos, que parecem ser muito interessantes, mas quando eu pego no livro parece que da uma coisa que fala - chega você não vai ler - e eu acabo não lendo. E agora com meu novo projeto, LITERACLASSIC, estou bem mais motivado a ler esse gênero clássico.

    Beijinhos,
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que post maravilhoso, uma super motivação para eu ler os clássicos, que antes de ler seu post não fazia muita questão. Adorei todas as dicas e já separei alguns para eu ler :D
    Um super beijo, Compondo Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Já li alguns clássicos porque eram leitura obrigatória na minha escola, mas "A Moreninha" e "Memórias de um Sargento de Milícias" eu li sem ~obrigação~ nenhuma, pois de fato eu me interessei pela história, escrita etc e pra mim foi uma maravilha a leitura :D

    Beijocas ♥ www.oitoestacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Clássicos são importante principalmente para aulas de redação, o livro mais pedido na minha escola é Dom casmurro que sinceramente eu não gostei, achei a linguagem bastante complicada ... Dessa lista eu só leria 2, O pequeno príncipe e o Cem anos de solidão.
    Um beijo http://umdiaqq.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah ! Clássicos são CLÁSSICOS né ?! kkk
    Amo os livros de Dom Casmurro, e sim, a linguagem é diferente, mas eu sou assim, gosto das coisas à moda antiga, vai entender néh ?! haha <3 Beijos, amei o post !

    www.modernaamodaantiga.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum clássico mas tenho muita vontade. Queria ler alguns nacionais.
    Concordo com você, nada melhor que ler por diversão e não por obrigação.
    Valeu pelas indicações ;)

    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Bem legal o post! Eu já li Dom Casmurro, pra mim foi mediano. Já li alguns outros clássicos e acho importante, ainda mais para compararmos a escrita passada com a de agora. A linguagem as vezes atrapalha um pouco, mas nada que um dicionário não resolva. Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!