04 setembro 2015

15 vezes em que tive orgulho de ser mulher

1. Quando Coco Chanel nos deu liberdade







Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, restaurou a imagem da mulher à sua: bem-sucedida, confiante, independente e estilosa. Se hoje você pode usar uma calça e uma blusa folgada é graças a essa mulher, que libertou as mulheres dos trajes rígidos do final do século 19.

2. Quando Frida Kahlo transformou a dor em arte



Frida Kahlo foi uma famosa pintora mexicana no século XX, ela afirmava pintar sua realidade. Mesmo com tanto sofrimento (três abortos, divórcio, álcool e pneumonia), Frida conseguiu com uma maestria singular, transformar a dor em arte.

3. Quando Virginia Woolf revolucionou a literatura do século XX



As obras de Virginia tornaram-se clássicos do romance moderno. Além de publicar romances de sucesso, como A Senhora Dalloway (1925), Virginia mudou a forma de pensar de muitos autores com a seguinte opinião sobre o que é ser escritor: "(...) é transmitir a essência sempre em mutação da mente, por maior que seja a complexidade ou o intrincado das suas manifestações, com o menor número possível de elementos estranhos ou alheios a ela".

4. Quando Simone de Beauvoir escreveu um dos livros mais importantes da história




Aos 41 anos, Simone lançou "O Segundo Sexo", em 1949. Durante muito tempo, as mulheres ficaram presas à imagem de donas de casa e mães, mas a própria Simone rompe esse destino feminino. Hoje, as feministas usam o livro como guia para buscar pela igualdade entre os gêneros.

5. Quando Madre Tereza de Calcutá se tornou exemplo



Com um dom especial, Madre Tereza foi missionária religiosa e uma pessoa de bondade incomparável. Sempre com amor, a Madre orientava as pessoas sobre higiene, ia à abrigos levando mantimentos, palavras amigas e sempre foi disposta a ajudar.

6. Quando Margaret Thatcher foi considerada a Dama de Ferro



Thatcher foi a primeira mulher que ocupou o cargo de Primeiro-Ministro britânico. Logo no início do seu mandato, efetivou uma série de medidas, anunciando um plano para a redução dos impostos e passou a controlar e a realizar reformas institucionais nos sindicatos trabalhistas. Todas essas medidas deram a Margaret o nome de "Dama de Ferro".

7. Quando Leila Diniz não teve medo



Leila se tornou ícone de liberdade feminina nos anos 60. Na carreira de atriz, tornou-se musa do embrionário cinema novo, movimento que propunha o rompimento dos padrões estéticos adotados até então – com base forte no modelo hollywoodiano. Enquanto o Brasil ouvia bossa nova, Leila enfrentava, estimulava e divertia os brasileiros. Quando estava grávida, posou de biquíni em meio a Ditadura Militar.

8. Quando Eva Perón deu voz às mulheres



Conhecida como mãe dos pobres. a primeira-dama da Argentina durante o primeiro governo de Juan Perón (1946-1952), ainda serve de inspiração para o país, sendo exemplo para muitos. Além de construir escolas, asilos e hospitais para crianças. doar mantimentos e trabalhar 18 horas por dia, Eva promoveu o voto feminino na época.

9. Quando Carmen Miranda conectou o Brasil ao Estados Unidos através da música



Carmen foi eleita uma personalidades mais populares da Ámerica, levando o ritmo brasileiro não só aos Estados Unidos, mas à Argentina e outros países que compõem a América. A cantora que se revelara quatro anos antes no rádio brasileiro, transformou-se numa presença frequente em filmes.

10. Quando Joana D'Arc foi corajosa



Joana se tornou uma figura mítica após ter ajudado a França a vencer a Guerra dos Cem Anos (1337-1453). A guerreira e a tropa francesa mobilizada pelo rei Carlos VII conseguiram empreender vitórias em diversas batalhas. 

11. Quando Anita Garibaldi se tornou a Heroína dos Dois Mundos



Anita recebeu esse título por ter lutado no Brasil e na Italia em diversas batalhas, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Por muitas vezes Anita teve de se vestir de homem para ser respeitada.

12. Quando Maria Quitéria foi heroína da Guerra da Independência




Maria foi uma militar brasileira, uma das únicas heroínas que lutou pela independência. O mais interessante é que Maria se voluntariou para lutar contra as províncias que não reconheciam Dom Pedro como imperador.

13. Quando Marie Curie foi uma cientista de sucesso



A cientista foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel. Em uma época em que apenas homens iam à Universidade, Marie descobriu um elemento químico e começou verdadeira revolução no meio científico.

14. Quando Cora Coralina se tornou um ícone da literatura



Sendo considerada uma senhora de poderosas palavras, Cora é uma das mais importantes escritoras brasileiras. Seu primeiro livro foi publicado em 1965, quando ela tinha 76 anos.

15. Quando a princesa Isabel foi, simplesmente, humana


No dia 13 de maio de 1888, princesa Isabel assinou a Lei Áurea declarando extinta a escravidão no Brasil, mesmo enfrentando muitas resistências dos fazendeiros e da elite em geral. Disposta a acabar com a escravidão no Brasil, princesa Isabel pressionou o ministério, que era contrário à abolição.

Comente com o Facebook:

21 comentários ♥

  1. Ah, essas mulheres, elas nos inspiram e nos fazem acreditar que ainda podemos MUDAR O MUNDO.
    E Cora, né? ♥ Tem mais linda? Aff ♥ ♥ ♥

    www.eduardalins.com.br

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, que post ♥
    Amei conhecer tantas mulheres exemplos e que ajudaram a ser quem somos hoje, podermos fazer o que fazemos e lutar por ainda mais coisas. Mulher também pode, e pode ainda mais!
    Simplesmente amei seu post e poder conhecer seu blog através dele.
    Beijoos

    Blog: Café Com Babis

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui uma pessoa de rótulos, então nunca fui de dizer " Sou feminista" ou "Não sou feministas". Porém, nos últimos tempos visto e lido tanta coisa sobre esse assunto ... e tenho refletido muito sobre isso. Ao ver um post como esse fico extremamente encantada com o quão forte as mulheres ( o tal 'sexo frágil') tem si mostrado desde o inicio da humanidade.

    Parabéns pelo post Carol!

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, são realmente conquistas e ações maravilhosas que não vemos falando por ai.
    Adorei seu post, simplesmente maravilhoso!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que post incrível, Carol!
    Ficou muito completo e informativo.
    Todas as garotas deveriam ler ♥

    Último Biscoito

    ResponderExcluir
  6. GRANDES e FANTÁSTICAS MULHERES! É muito bom, poder ver essas coisas. Me faz, cada dia ter mais orgulho de ter nascido mulher; e poder ver a história não só dessas mulheres, mas também de tantas outras que não deixam de lutar pelo o qui querem. Todas essas mulheres são fantásticas <3333

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. gente essas mulheres foram fodas, falar bem assim nossa não sabia que foi Coco que deu a liberdade de nós usarmos calças, ahaha agradeço muito a ela porque eu amo calças, amei o post, e amei seu blog e já estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  8. UAU! Que post inspirador! Me deu até uma ideia pro meu blog kkkk
    Primeira vez que venho aqui, voltarei mais vezes! ^^

    Um beijão, Deus abençoe!
    www.rosanadabasico.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não acho que a princesa Isabel seja um bom exemplo. Ela só libertou os escravos, pois a Inglaterra estava pressionando muito o Brasil para isso (a Inglaterra obteve o controle sobre nós por algum tempo, fazendo Portugal por o rabo entre as pernas). E o Brasil estava em um estado de anacronismo deplorável. Foi puro interesse.

    ResponderExcluir
  10. Muitas dessas histórias são temas dos meus filmes favoritos, Coco antes de Channel, Evita (com a Madonna), e outros documentários incríveis. Acho alguns casos inspiradores, outros uma simples consequência da época, mas em muitos destes elas foram além do seu tempo, visionárias e magníficas.

    Gabbs, xoxo
    http://www.gabbisandi.com

    ResponderExcluir
  11. Post divino!
    Bju
    http://patricinhas-lindas-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sua postagem tá magnifica, as histórias e tudo mais. Apesar de umas contradições, o feito teve resultado para melhor. Concordo com cada uma, e tá maravilhoso. Tem uma pessoa que devia estar aí, ela se chamou Florence Nightingale. Vale a pena dá uma olhada na história dela, assim como todas citadas, ela foi uma grande mulher que revolucionou a Enfermagem.

    Amei teu blog, já vai fazer parte do meu blogroll ♥
    ishnualah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Quantas mulheres maravilhosas, precisamos de uma dessa na nossa sociedade atual, porque presidenta é u aso sérioo!! kk'

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  14. post inspirador, nunca deixei de ter orgulho de ser mulher, mas eu sei que "ser mulher" as vezes é um fardo bem pesado, a gente vai lutando e crescendo <3 muito amor no seu post

    ResponderExcluir
  15. Quanta mulher inspiradora! As Mulheres de hoje em dia precisam ver esse post haha, temos que lutar mais por aquilo que acreditamos, e nos orgulhar de ser mulher, ao invés de nos desvalorizarmos tanto!
    Beijos ♥
    Filha do Rei | Tá precisando de um LAYOUT novo? Vem conhecer meu trabalho, temos ótimos preços.

    ResponderExcluir
  16. Muito amor por esse post *-----*
    Essas mulheres realmente nos dão orgulho !
    Mas senti falta de alguma na atualidade (como a amiga comentou lá em cima haha)
    A tenho que dizer que Carmen Miranda era muito lindaaaa !!
    ps: Seu Layout ta lindo demais !

    Beijos ♡ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  17. É uma pena ver que hoje em dia muitas mulheres não sabem e nem dão valor a tantas lutas que essas mulheres passaram, para que nós hoje possamos desfrutar de uma vida livre e com direitos.
    Adorei o seu post

    Beijo

    http://coisasdavv.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito orgulho! ♥ Só faltaram mulheres negras também, muitas fizeram história no nosso país, como Dandara dos Palmares que lutou até a morte pela liberdade dos escravos aqui no Brasil. Princesa Isabel não fez nada menos que assinar um papel, os se deram sua própria liberdade lutando até o fim.

    ResponderExcluir
  19. Tenho orgulho de todos,mas o último é um pouco complicado...A Isabel na verdade estava sendo pressionada pelo governo inglês, ela não assinou porque era boazinha,mas sim porque naquele momento a situação era insustentável,mesmo que para isso precisasse desafiar a elite escravocrata do país, era bem melhor do que o Brasil perder o apoio da econômico da Inglaterra.As outras sim, foram grandes mulheres e merecem todas as honrarias,especialmente minha querida Coco que é um grande ícone para as mulheres do século XXI.

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
  20. NOSSA CAROL! AMEEEEI! VIREI FÃ <3

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente arrasou nessa postagem! <3
    Se me der permissão, gostaria de compartilhar nas minhas redes e (re)postar no meu blog! *-*
    Estou seguindo seu blog e venho mais vezes! Muito sucesso, muita força e luta! <3

    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!