04 novembro 2014

Como reconhecer um leitor





















Sem o livro, como é que a gente reconhece uma pessoa que tem o hábito da leitura? Não é nada fácil, mas eu separei algumas dicas que podem te ajudar. Depois você pode chegar na pessoa e perguntar se la é realmente leitora, comprovando (ou não) suas teorias. Lembrando que uma pessoa que lê pode ser alta, baixa, branca, negra, careca, cabeluda... E assim vai. Não são suas características físicas que definem isso. É, sobretudo, a sua postura no cotidiano e com outras pessoas.

Simpatia
Segundo o estudo feito por pesquisadores da Universidade de Washington e Lee (EUA), quanto mais criamos empatia pelos personagens literários, mais propensos a gente fica para ser bacana com os outros na vida real. E aí, concorda?

Experiência
Sabe aquela pessoa que tem conselho pra tudo nessa vida? Geralmente essas pessoas são leitoras. Não que elas necessariamente viveram muito para te aconselhar, mas elas já embarcaram em várias histórias (nos livros, quero dizer) que podem muito bem ter a solução do seu problema. Por isso, essas pessoas tem sempre o que falar naquela hora catastrófica ou indecisa.

Capricho
Não é uma qualidade de todos os leitores, mas da maioria sim. Quando realmente se ama um livro, você cuida com todo amor e cuidado. E um leitor geralmente ama livros. Sabe aquela pessoa que é organizada, caprichosa ou pelo menos tenta ser? É desta que estamos falando.



Idealismo
Quanto mais você lê romance, provavelmente mais tem vontade de achar o amor da sua vida. Um leitor é aquela pessoa que sonha com o par perfeito e já tem todas as características que a metade da laranja precisa ter na ponta do lápis. 

Otimismo
Não que todo leitor possua, mas boa parte sim. Pesquisas indicam que, quanto mais um leitor lê livros com finais felizes, mais otimista ele fica para encarar situações cotidianas ou até mesmo a vida em si. Mesmo que ele aparente ser pessimista, lá no fundo, ele realmente não é. O que você acha?

Senso crítico
Todo pessoa no mundo tem senso crítico, o de alguns ainda está dormindo e o de outros mais do que acordado... Mas somente um leitor o tem aperfeiçoadamente. Segundo Marcus Vinícius, estudante do curso de Biblioteconomia, "o acréscimo de conhecimento está intrinsecamente ligado à construção do senso crítico, do modo de se portar perante o mundo, e tal atitude leva à personalidade original de cada um, forte, marcante, única".




• As fotos são do projeto Underground New York Public Library, criado pela fotógrafa amadora Ourit Ben-Haim. Com sua câmera, ela registra pessoas lendo no metrô e depois posta no seu site com o título do livro e o autor.

Comente com o Facebook:

31 comentários ♥

  1. Nossa, boa parte das caracteristicas acredito já ter identificado em algumas pessoas que eventulamente descobri que gostam de ler. Otimismo e caprinho são os mais evidentes, nem todos são simpáticos ou possuem um censo critico ativo. O Idealismo do amor perfeito e tals acho que não consegui reconhecer nessas pessoas e as experiencias de vida também não estavam tão latentes.

    Ótimo post! Também super me identifiquei na maioria das caracteristicas. *-*
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!! Amei o post e concordo com todos os termos. Fiquei comparando as características citadas com as minhas, e tirando a simpatia (não me considero simpática), me enquadro em todas rsrs.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu simplesmente adorei a sua postagem, porque achei bastante inteligente você citar as caracteristicas de cada leitor. As vezes eu mesma quero saber por exemplo em uma livraria qual é o gênero que a pessoa gosta de ler e sinceramente não sei nem qual indicar, porque fica complicado saber. Mas chego e pergunto e ai começo a falar do blog e já viu né? Então já é meio que um ponto positivo.
    Espero que nesse Natal eu venda bastante livros se eu for voltar para Livraria novamente.
    Se cuida minha querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga tem uma postagem nova no I LOVE MY BOOKS.
      O Li até a pagina 100 do livro GAROTA DE DOMINGO que sinceramente você deve ir conferir, porque o livro é muito bacana e vale a pena. Assim que tiver atualização aqui pode me chamar que estarei retrbuindo viu?
      Se cuida linda

      Excluir
  4. Oi Carol, muito legal sua postagem, bom acho que sou muito organizada e tenho muito capricho, eu sou simpática mais também sou retraída e as vezes as pessoas me acham metida, hehe

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-outlander-viajante-do-tempo.html#comment-form

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol! Eu nunca tinha visto um post com este tema e confesso que adorei! Inclusive, me identifiquei com todos os tópicos hahaha Dizem que os leitores também tem mais facilidade para mostrar argumentos ou simplesmente colocar as suas ideias para fora, pensar mais rápido para falar, entende? Pois com a leitura, nosso raciocínio funciona mais rápido do que os dos não-leitores. Eu descobri que isso é verdade hehe Semana passada a minha turma se organizou para fazer um debate. Metade dos alunos a favor do tema e metade dos alunos contra o tema. Como eu não havia sido escolhida para falar como representante da minha equipe, nem pensei em formular um argumento na minha cabeça, pois achei que eu não precisaria fazer nada, mas na realidade eu teria que debater o argumento preparado pela outra equipe. No final eu acabei deixando o meu oponente sem palavras (Olha o poder! hahaha) e, mesmo sem saber o que ele iria dizer e ter ficado super nervosa com isso, eu consegui formular um raciocínio rápido que disparou argumentos da minha boca. Ou seja, nós pensamos mais rápido e nem imagino o que uma pessoa que tem uma biblioteca em casa conseguiria fazer! Enfim, adorei mesmo a sua postagem! Agora vou poder fazer amiguinhos leitores mais rápido hahaha Beijos e tenha uma ótima semana!!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma teoria de que todos os leitores (ou fãs de sagas) acabam, invariavelmente, se encontrando.
    Dia desses, andando no shopping da minha cidade exibindo minha estrela vespertina (de O Senhor dos Aneis) um dos vendedores de uma revistaria puxou assunto e acabou me mostrando uma tatuagem da arvore de Gondor que ele fez na panturrilha... Um dia vamos dominar o mundo, é o que sempre digo. rsrsrs

    >> http://soletrandofelicidade.blogspot.com.br/ <<

    ResponderExcluir
  7. Olá Carolina :) é a primeira vez que estou a visitar o blog e imagina, estou fã. O estudo feito está espectacular, aliás nunca tinha lido nada do género e eu gosto muito de ler e acredita que tenho essas "manias" todas. Simplesmente fantástico :) Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!

    Parei para pensar enquanto lia o post e não é que é verdade! Além de eu mesma apresentar algumas das características, os meus amigos também as apresentam. Mas as pessoas que eu conheço que tem o hábito de ler geralmente se destacam em uma das características. Tenho uma amiga que é super simpática, outra que é super organizada e um que é super otimista, e por aí vai, haha!

    Beijão!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Carolinda, quando entrei no blog e vi este post, curvei a sobrancelha por ser um tema tão diferente e divertido rs. Cada leitor realmente é único, não é por acaso que todos tem um gosto diferente do outro. Adorei os tipos de leitores citados, principalmente por haver alguns parecidos comigo e com algumas pessoas que eu conheço hahaha. Conheço vários leitores que tem um senso crítico pesadíssimo rs, e acha dialogo para a pessoa nos entender. De todas as formas a leitura nos ajuda de forma bastante positiva. Está me ajudando bastante como tirar a timidez e começar a tagarelar sem parar sobre livros que eu amo e ouvir também pessoas falar sobre livros ou qualquer outro assunto em que tenhamos sintonia.
    Adorei a postagem, realmente foi com um diferencial maravilhoso <3.
    Espero que tenha outros posts como esse por aqui hehe *-*.
    Beijos e muito sucesso lindinha.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei duas coisas no post me identificar em alguns desses pontos e as fotos da fotografa, fui correndo ver o trabalho dela e adorei!

    Livros e Fotografia são minha paixão!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Carol,
    Acredito ser uma verdadeira leitora! A característica mais forte em mim é o cuidado até exagerado com meus amores, ou seja, meus amados livrinhos!!!
    Amei este post!!!
    Beijos, Anna

    http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É bem verdade que ler enobrece as pessoas, né? A leitura é algo mágico mesmo e nos ensina valores muito bons. Acho que todos deveriam ter esse hábito!
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Carolzinha *-*

    Ri lendo sua notícia porque quase tudo que tem nesse post as pessoas ficam dizendo que eu tenho isso. As vezes, meu noivo vem com a história de "Eu não sou esses homens perfeitinhos que tem nos seus livros", e acabo perdendo a discussão porque estou me acabando de rir. kkk Dentre várias outras coisas. Ou estão reclamando ou achando bom, mas estão falando.

    Adorei saber que agora é quase comprovado as coisas que faço . kkkk
    Adorei a postagem :D

    Beijos fadinha
    Pausa Para Um Livro

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol, tudo joia?
    Adorei as dicas, preciso de mais amigos leitores, que possam me entender o porque de viajar no mundo da leitura ser tão bom. Algumas características citadas acima eu tenho, \õ/

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. oiiie, nossa me indentifiquei com todos, acontece realmente depois de ler muito.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carooool
    Eu amei o post e fiquei me vendo em quase todos os tópicos. Sem dúvidas, os leitores são os mais simpáticos. Já até publiquei sobre isso. Uma pesquisa dizia que os leitores eram as pessoas mais legais, Me identifico muito com o capricho. Cuido mais dos livros do que de mim. O senso crítico é bem mais aguçado e a experiência enche a bagagem! :)
    Adorei o post <3

    Beijos
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
  17. Hello Carol !
    Então, eu pessoalmente reconheço um leitor pelo senso critico dele ou pela conversa, pessoas que leem muito tendem a ser ais cultas. E é isso, ótimo post !
    Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gente,aquela mulher na primeira foto não pode ser uma leitora!Olha como ela tá segurando o livro!Me dá até nervo kkkkkkk
    Mas falando sério,achei o post bem bacana,me identifiquei com algumas coisas,e vou ver se consigo identificar leitores sem vê-los com os livros em mãos rss
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Adorei!
    Simplesmente me identifiquei com a maioria das características que escreveu !
    Achei diferente e criativo isso.

    Bruna do blog: Cantinho da Bruna❤ .
    Twitter do blog

    ResponderExcluir
  20. Oi Fadinha linda, tudo bem?
    Adorei a postagem, achei super interessante e me deixou bem pensativa!
    Espero que o fato de eu ler muito os livros do Nicholas Sparks não me faça idealizar o príncipe encantado ou o homem perfeito...rsrs.
    Me identifiquei com algumas das características que você citou e isso foi o que mais achei interessante.
    Que linda essa primeira foto com todo mundo lendo no metro ♥. Se as pessoas lessem mais eu acredito que o mundo seria bem melhor...

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  21. AMEI esse post!
    Me encaixei em tudo o que você citou. E alguns fatos, como o da simpatia e do idealismo, eu já tinha visto em algumas matérias, daquelas páginas que citam curiosidades. Muito legal mesmo, depois vou até compartilhar o post lá no facebook pra galera ver. =]

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que legal! O perfil que foi citado no post é muito a cara de todo mundo que ama ler mesmo!

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol. Concordo com todas as afirmativas aí, mas as que mais me identifiquei foram as da simpatia e a de que quem lê muito romance idealiza demais seu amor! :D Adorei o post. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o post, Cá! Agora eu sempre fico reparando se meus amigos leitores (que são poucos, infelizmente) tem essas características. É bem divertido! hahahaha Eu também me identifiquei com algumas delas, principalmente, com a do senso crítico. Todo mundo diz que eu questiono tudo e é bem assim mesmo. Na verdade, esse é um dos motivos pelo qual eu vou prestar os vestibulares para jornalismo. Tem tudo a ver!

    Ahh, esse projeto fotográfico é bem legal também, hein. Uma foto mais linda que a outra. <3

    Beijos!
    http://contradicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Concordo, sou uma pessoa simpática, que adora dar conselhos... E conheço muitos leitores com essas características, vou aproveitar as dicas para identificar um leitor de agora pra frente. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Oi Carol! Tudo bem??

    Que post top!! Muito legal mesmo, bem criativo, eu amei. Acredito que seja isso mesmo, todas as qualidades são distribuídas entre os leitores, vejo algumas em mim (nem me acho -q), algumas nas/os amigas/os leitores!! E isso é muito bom hahaha leitores são os melhores <3

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie Carol (haha, minha xará), simplesmente ameii o post, concordo plenamente com seus índices, e só pra confirmar reparei em algumas pessoas, avaliando essas características, e realmente da certo, kkk, inclusive essas características são aptas a mim kkk. Beijoss

    ResponderExcluir
  28. Bom, como muitos já comentaram aqui, eu me identifiquei em alguns pontos. E falo que por, experiência própria, eu já identifiquei alguns leitores ^^
    Amei o post, achei super criativo a pesquisa e sua postagem.

    Bjs
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
  29. De tudo, não sou muito caprichosa, mas o resto está ok!
    Muito boa esta postagem. Amei <3

    Blog: http://setemaravilhas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Carol! Isso é verdade, o leitor depois de todas as aventuras passadas em um livro ele recebe mais experiencia em se tornar uma pessoa com mais senso crítico para as coisas. E depois de todos os "felizes para sempre" lidos começa a ser mais otimista em relação as pessoas e as coisas, a ter mais fé naquilo que faz e acredita e a gentileza como disse se torna uma de nossas qualidades. Talvez seja fácil reconhecer um leitor como disse acima mas também é fácil reconhecer um que não sabe aproveitar as ofertas que o livro pode nos fazer, isso é um fato. Adorei você ter abordado sobre esse assunto, com certeza pode abrir a mente de muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de se aventurar em um livro e refletir sobre o assunto pois é pouco abordado hoje em dia. Um beijo enorme!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!