14 janeiro 2015

Trilogia O Teste - Joelle Charbonneau

Trilogia O Teste

Autor: Joelle Charbonneau | Editora: Única  (+compre) | Páginas: 318 cada
Ano de Lançamento: 2014 | Adicione: SKOOB | SKOOB | SKOOB
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
 

Eu já tinha lido todos os livros, mas esquecido de resenhar. Então separei um final de semana e li todos de volta! Enquanto eu devorava as páginas com uma rapidez surpreendente, fui notando coisas que antes me passaram despercebidas. Hoje eu me sinto preparada pra resenhar para vocês a melhor trilogia distópica que eu já li.


O primeiro livro da trilogia começa quando Malencia Vale se forma na sua colônia, a Colônia Cinco Lagos. Seu grande sonho sempre foi ser escolhida para O Teste, cujo mesmo foi criado há anos pelo pai do doutor Barnes que acreditava que os Sete Estágios da Guerra aconteceram por que os líderes não tinham competência para governar o mundo. Sendo assim, O Teste foi criado para treinar e garantir que os futuros líderes da Comunidade das Nações Unificadas não repetissem os mesmos erros. O que Cia não espera é ser finalmente escolhida para O Teste, e que o mesmo não é bem o que parece ser.
"As coisas nem sempre são como a gente espera. Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção para seguir."
A abertura da trilogia não poderia ter sido melhor... Durante todo o livro temos muita ação, um pouco (bem pouco mesmo) de romance e muita, muita tensão. Cia se vê tendo de lidar com coisas das quais ela nunca imaginou. A narrativa da Joelle é sensacional! Consegui me apegar a personagem principal ao mesmo tempo em que não sabia em quem confiar. O final é surpreende e de tirar o fôlego, e é impossível você terminar O Teste sem Estudo Independente do lado para prosseguir a leitura.


Não vou contar sobre Estudo Independente e muito menos sobre A Formatura, para saber mais sobre a história sem receber nenhum spoiler, recomendo a leitura da sinopse. Acho que a minha opinião sobre a obra já vai ser suficiente para que vocês gostem tanto quanto eu.
"O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade."
Em Estudo Independente, temos um ritmo um pouco mais lento. Acho que isso acontece com todo segundo livro de alguma trilogia, né? Por mais que eu tenha notado essa falta de ação, tampouco o livro se tornou chato ou monótono. Cia descobre muitas coisas, se vê diante de escolhas das quais podem colocar todos que ama em risco. A narrativa continua envolvente, mas muito mais séria do que a do livro anterior. O crescimento da Cia é algo fundamental pra obra, depois de ter passado por tudo que ela passou, é impossível ser a mesma menina que antes.


É difícil dizer qual livro eu gostei mais, mas provavelmente A Formatura conquistou esse título. Diante o último livro da trilogia, nota-se a transição da personagem tanto quanto da história em si. De um simples e horroroso teste, para uma provável rebelião. Os personagens secundários se tornaram altamente importantes neste último livro, tanto quanto as escolhas da Cia.
"As escolhas com que me deparo, agora, são as mais importantes da minha vida."

O desfecho da trilogia me fez ter vontade de pegar uma avião, ir até Chicago e dar um beijo na Joelle! Confesso ter me surpreendido, mas não me decepcionado. É muito complicado pra mim ter de falar de um livro que eu gostei tanto sem escrever em letras garrafais somente LEIA, LEIA AGORA! Todos os livros estão em uma edição impecável da Editora Única, da qual apostou muito na trilogia. E posso contar um segredo pra vocês? Não vejo a hora dos livros virarem filmes. Durante a leitura me peguei imaginando como seriam as cenas, e tenho quase certeza de que faria tanto sucesso quanto os próprios livros.

"Este não é o caminho que sonhei enquanto crescia, mas é o que preciso percorrer. Porque a única maneira de ter certeza de que o Teste a que tivemos de sobreviver nunca volte a acontecer não é confiar em nossos líderes. É ser um deles. (...)" (pag. 318)

Comente com o Facebook:

21 comentários ♥

  1. Oie, seu blog já é profissional, adorei seu modo de escrita e seu lay. Me ensina, rs? Parabéns pelo trabalho, bjos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda ♥ Ensino sim hahaha Mas não tem muito segredo não, viu?

      Excluir
  2. Oie!
    Amo distopias, e só de você ter dito que é a melhor trilogia distópica que você já leu, me deu MUITA vontade de ler. Na verdade, sua resenha me fez colocar nesse momento os livros na minha lista.
    Beijos, Carol
    Girl from Oz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Eu também gosto muito haha Essa vale super a pena mesmo, leia logo :)

      Excluir
  3. Oi Carol. Amo distopias e fiquei bem curiosa sobre essa. Ainda mais quando você disse que é a melhor que já leu, pois pra mim a melhor é jogos vorazes, mas ainda não li essa, ainda! kkkkk Correndo com os braços no ar para comprar! :D :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Gi! Eu li tanto Jogos Vorazes quanto O Teste, e posso dizer que gostei mais do segundo :P

      Excluir
  4. A série é incrível, né Carol? :D Eu confesso que senti um baita orgulho da editora quando terminei de ler todos os livros. Na minha opinião, eles apostaram muito bem na distopia! E, assim como você, mal posso esperar para que a trilogia vire filme <3 O meu favorito também foi o A Formatura, achei fantástica a forma como a escrita da autora se tornou mais forte. Confesso que só me incomodei um pouco com o fato de que, a cada capítulo, 70% dos parágrafos eram os pensamentos da Cia e apenas os 30% restantes eram a ação do livro. Mas tudo bem, isso é só um detalhe, não "estragou" a história nem nada. Adorei a resenha! Beijos e tenha uma ótima quinta! :D
    maluquice-de-garota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, também notei isso Isa! Acho que é pra dar mais tensão, sabe? Beijoooos!

      Excluir
  5. Amiga eu simplesmente ADOREIIIIIIIIIIIII a sua resenha dos livros.
    Eu ainda não li nenhum deles. Eu tenho O TESTE aqui, mas não comprei os anteriores para ler.
    Agora eu fiquei bastante curiosa. Mas sabe uma outra distopia que estão falando muito bem e diferente de tudo? LEGEND. Eu comprei a trilogia pela minha curiosidade mesmo. Porque até minha resenhista Agatha disse que é ótimo e acho que é bom vc ler também (risos)

    Mas o TESTE já está marcado aqui e vou ver se completo a coleção o mais rápido possivel para que eu possa ler com tanta vontade assim como vc. Adoro livros que me prende e espero gostar bastante dessa distopia também =]


    Saudades de vc Carol...anda tão quietinha no face =[

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Leia sim, e leia logo! Mas quer uma dica? Só leia quando tiver todos, é meio viciante haahahha E já ouvi falar de Legend também, mas nem me interesso muito, sabe? Acho que depois de O Teste, nenhuma distopia me prende ):

      Excluir
  6. Eu já ouvi falar um pouco sobre essa série, mas nunca parei para ler ela. O fato de ser uma distopia me chamou muito atenção. A história sempre me interessou também e tals, mas slá.. não é minha prioridade sabe? Adorei a resenha <3

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, flor... Mas quando tiver um tempinho, coloca em prioridade hahah É muito boa!

      Excluir
  7. Oi, Carol.
    Tenho o primeiro livro dessa trilogia mas ainda não li. Parece ser incrível mesmo, ainda mais porque ela dá mais foco a distopia do que ao romance, o que já é um diferencial. Em todas as resenhas que li eu vi que falaram sobre isso de não saber em quem confiar, devem ter muitas surpresas ao longo da leitura!
    Adorei demais a resenha, as imagens ficaram lindas, e ajudou a me animar pra fazer logo a leitura do primeiro livro! ;9

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol. É a primeira vez que venho visitar seu novo cantinho, e caraca, está perfeito. Amo distopias e com certeza O Teste vai estar na minha lista de leituras para 2015, ainda mais por ser indicação sua e esta resenha maravilhosamente tentadora.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amiga foi uma mensagem minha pela metade, mas olha minha querida amiga, estou passando aqui para te chamar para ver uma nova resenha no I LOVE MY BOOKS, porque foi a Leticia quem fez e ficou maravilhosa. Eu adorei...sério. Estou chamando todo mundo pra vim dar uma olhadinha. Espero que goste tbm. Saudades de ti embora te vejo sempre no face, vc é uma amiga muito especial pra mim viu? Nunca se esqueça. Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Carol!!
    Eu gosto muito de distopias e já faz algum tempo que quero ler essa trilogia ^^.
    Eu amei sua resenha, despertou em mim uma vontade ainda maior de ler essa trilogia =D
    Abraços!!
    Enjoy The Little Things

    ResponderExcluir
  11. Eu li apenas o primeiro livro dessa trilogia e gostei, mas não amei. Não sei, o modo como a autora conduziu a narrativa deixou tudo mecânico para mim, sem emoção. Por isso ainda não dei continuidade, mas não descarto a possibilidade de ler os outros e ver no que dá.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!