08 março 2015

Dica de Livro: Um Sorriso ou Dois - Frederico Elboni



Um Sorriso ou Dois
Autor:Frederico Elboni
Editora: Benvirá (+compre)
Páginas: 216
Ano de Lançamento: 2014
Adicione: SKOOB
 

Um Sorriso Ou Dois - Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida. E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens – e haja conflito! –, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois.

Antes de mais nada, quero que saibam que, ao terminar a leitura desse livro dado com auto-ajuda, eu estava sorrindo (aqueles sorrisos de orelha a orelha, bem largos, sorrisos daqueles de quando estamos apaixonadas, sabem?). Minha trajetória como fã/apaixonada pelo Fred começou há poucos dias, quando me deparei com o blog criado por ele, o famoso blog Entenda os Homens, não preciso dizer que vale muito a pena ler, né? Após o termino da resenha, corra lá e por favor, encantem-se assim como quem vos escreve.
"Sem perceber, eu aprisionava meus instintos de gostar, por medo de ter que arcar com certas consequências."
Antes de começar a falar do livro (desculpem a enrolação), quero parabenizar o Frederico. Há muito tempo eu não lia um livro escrito com tanta sinceridade. Venho percebendo isso, a cada livro de autores nacionais que tenho a oportunidade em ler. Os nossos escritores escrevem com a alma, não menosprezando os outros escritores, longe de mim fazer isso, mas ah, dá pra notar a diferença, até parece que eles sabem da nossa vida (pelo menos da minha, sim) e colocam-nas no papel. Temos um tesouro a cada livro nacional, abra-os e façam essa descoberta! (lembram que eu não gostava de livros nacionais né? Pois é, as coisas mudam)

Um sorriso ou dois é um livro um tanto quanto intimo. Como assim Lali? Calma, vou explicar. O livro é composto por curtos episódios onde, Frederico fala como "ele" e/ou homens gostam das coisas e como eles veem determinadas coisas. Ele acaba te sugerindo dicas e acreditem ou não, te mostra como um homem realmente pensa. Confesso que o livro ficou cheio de posts-its (sempre falo isso, né não?), e que o Fred acabou me levando a olhar tudo com os outros olhos, afinal, entender as mulheres não é fácil. Mas entender os homens é bem mais complicado.
"É muito fácil sofrer e colocar a culpa no outro."
Ele fala de um cotidiano simples, sobre o que acontece com qualquer casal ou até mesmo de um homem solteiro. O querer e não querer estar com alguém. Vou ser sincera em dizer que, em alguns parágrafos, parecia que estava levando uma bofetada em cada bochecha, por que sim, eu me identifiquei mais uma vez.
"Gosto do simples, eu e você, sem turistas. Quer mais simples do que isso?"
Os capítulos são bem curtinhos (o que é uma pena, pois queria mais, acabei a leitura em menos de um dia), e o mais legal: ele soube misturar todo esse cotidiano com umas crônicas de tirar o folego. A única coisa que eu conseguia fazer ao terminá-las era me culpar por não ter conhecido o trabalho dele há mais tempo. (sim, fiquei me martirizando por isso)
" A dor é sempre passageira, basta lembrar que o piloto é você."
O que cativou na escrita do Fred foi mesmo, o fato do livro parecer intimo demais. Em terminados momentos ele diz  "Ah, eu particularmente, gosto assim ou assim". O livro poderia ser resumido em uma palavra: autenticidade. Esqueçam a parte "auto-ajuda", até porque nem na orelha do livro, ele é rotulado assim. Abra o livro e "tchananã tchananã", apaixonem-se pela escrita simples e pela genialidade desse rapaz. Espero que ao acabar a leitura da resenha, e do livro, você possa esboçar um sorriso. Ou dois.

"A vida é isso: riachos de amor, mares de saudades e cachoeiras de arrependimentos. Então, que aprendamos a nadar." (pag. 131)

Comente com o Facebook:

12 comentários ♥

  1. Eu já vi na livraria, ia comprar e acabei pegando outro haha acontece
    Mas tenho muita vontade de ler esse

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. esse livro é muuuito bom! Já fiz uma resenha dele lá no blog e agora o Fredlançou o segundo livro "meu universo particular" Tô mega ansiosa pra comprar!!

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um amor platônico pelo Fred kkkk'k o trabalho dele é incrível , amo os textos e videos dele .
    Esse livro ta minha wishlist a um tempinho , nao consegui compra-lo ainda mas to loooouca pra le-lo ♥
    Amei a resenha .
    " A dor é sempre passageira, basta lembrar que o piloto é você."
    Histórias e outras Drogas

    ResponderExcluir
  4. Eu quero MUITO esse livro e nunca da certo de eu comprar mas, prometo que na próxima compra ele estará lá e finalmente eu lerei esse livro.
    Dizem tão bem livro além de eu amar esse tipo de escrita.
    Ficou ótimo seu post.
    Primeira vez aqui no blog, vou seguir.
    Abraços,
    Aly

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O título já é bem agradável! Gostei bastante da resenha, não conhecia o livro e nem o autor, então o post foi bastante útil.

    O quote que você citou é lindo :D

    ResponderExcluir
  6. Vi uma garota lendo esse livro no ônibus, em uma viagem ao interior e desde sempre quero muito lê-lo e sempre esqueço da existência do livro HUISHAUISUAHS

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre digo que o Fred é meu tipo de homem ideal, interiormente e exteriormente. É minha paixão platônica, sabe? Há algum tempo estou querendo Um Sorriso Ou Dois, e agora tenho certeza que vou comprar!!
    Abraços ♥
    48janeiros

    ResponderExcluir
  8. Olá Carol, amei a resenha desse livro que você fez, é uma leitura bastante interessante para nós mulheres, sem dúvidas. rsrs. Não conhecia esse autor, mas já estou curiosa para saber mais sobre o trabalho dele, principalmente quando você fala que ele "nos mostra como um homem realmente pensa".

    ✿ Blog: www.sarahcristinny.com
    ✿ Instagram: @sarahcristinny / @blog_papodegarotacrista
    ✿ Facebook: https://www.facebook.com/pages/Papo-de-Garota-Crist%C3%A3/160773220790748?ref=hl

    Beijinhos,
    Sarah Cristinny!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é MUITO BOM. O Elboni sabe destrinchar assuntos "polêmicos" com uma suavidade tão grande que você acaba deixando se levar pelas palavras. Eu também SUPER RECOMENDO <3

    Bjs, CaroLinda!

    www.eduardalins.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é muito amooor, amo Fred, já leu o novo livro dele resenhei esse e o novo já hsuahs!
    Beijos
    Cih | Nem Rock Nem Roll

    ResponderExcluir
  11. Meu livro preferido entre todos que eu li nos últimos tempos!
    Gosto muito.

    Beijos,
    Ló.

    http://www.garotasdizem.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!