16 junho 2015

Falando sobre jugo desigual


Um cristão busca a vontade de Deus em primeiro lugar e pede sua sabedoria para tomar decisões importantes. Tem você ajustado seu pensamento à Palavra de Deus? Durante um tempo da minha vida eu não ajustei e caí no mal do século: Jugo desigual. Por experiência própria eu digo que é muito fácil entrar, mas muito difícil permanecer.

"Ao tomar qualquer decisão, o filtro mais importante 
que seu filho pode ter é a Palavra de Deus." 
(Susan Alexander Yates)

Pra quem não sabe o que é jugo, o site Sai do Muro responde claramente: "É o objeto de ligação que tem como objetivo unir os esforços de dois animais num determinado sentido, com o propósito de levarem uma mesma carga." Ou seja, se os animais forem diferentes, o jugo será mais pesado e difícil de se levar para um dos dois. Não há harmoniza e sincronização.


Em Deuteronômio 22, quando Moisés está ditando as leis, cita exatamente o que a imagem diz: "Com boi e jumento não lavrarás juntamente" (versículo 10). A explicação é bem simples! O jumento é leve, o boi é mais pesado e lento. Poderão os dois fazer o mesmo trabalho em perfeita união? A Bíblia é bem clara quando diz que não e a lógica concorda.

Paulo, lá em 2 Corintios, usa pela primeira vez a palavra jugo desigual (em grego, eterodzygountes): "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (6:14). Na minha Bíblia de versão jovem, diz o seguinte: "Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas?".


Fica claro que Paulo se refere ao atento à relacionamentos e negócios com incrédulos, valendo ressaltar que vai muito além das uniões conjugais. Ampliando o pensando de jugo desigual, não pense que estar se relacionando com alguém da mesma religião e crença que você basta. Os gostos, os princípios, os defeitos, as atitudes, o temperamento, a tolerância... Tudo isso deve entrar em questão quando você estiver pensando se está fazendo a escolha certa.

Comente com o Facebook:

7 comentários ♥

  1. Muito bom Carol! Eu gosto muito desse assunto e já assisti esse vídeo *-*

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse assunto! *.*

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa postagem! Muito interessante .. ótimo assunto para um bom debate.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ÓTIMO post e explicação bem clara!
    Deus te abençoe e continue te dando sabedoria, pois sabemos bem o quão difícil é manter um relacionamento dessa forma!
    Beijos Carol!

    www.modernaamodaantiga.com.br

    ResponderExcluir
  5. isso é mt importante, mas parece que não entra na cabeça de algumas pessoas, é triste :/

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  6. Super verdade, Carol! Na hora de fazermos nossa escolha, quando encontramos alguém especial, precisamos ter a palavra de Deus bem firmada em nosso coração, pois é ela quem norteia nossa vida! E sim, jugo desigual não se aplica somente a pessoas de mesma religião, mas de pensamentos, atitudes e visões. Se os 2 não estiverem juntos, com o mesmo propósito e a mesma visão, como é que vão caminhar? Amei o post ;)

    www.polenporpolen.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia essa youtuber, já até me inscrevi no canal, eu sou amo e sou fã do Escola do Amor/Casamento Blindado, até porque é da minha igreja rs, mas enfim. Cara, esse assunto nunca fica velho! E eu também já passei por isso. Quem não entende acha isso normal, comum e dizem que sou besta por ficar pensando assim, mas Deus tem algo guardado pra mim ♥ bj Blog B de Bia

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!